Saúde conscientiza foliões sobre sexo seguro durante carnaval e distribui preservativos

Saúde
13/02/2018 12h33

Apesar de esta terça-feira,13, ser o encerramento do período carnavalesco em Aracaju, o alerta da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) para a prática do sexo seguro está longe de acabar. A fim de evitar as Infecções Sexualmente Transmissíveis e AIDS nessa época, equipes da Vigilância Epidemiológica distribuíram durante o Rasgadinho mais de 50 mil insumos, entre preservativos femininos e masculinos, e gel lubrificante.


“Além disso, os foliões receberam orientações sobre as principais formas de prevenção e esclarecimentos das doenças. Uma informação que temos passado, por exemplo, é que se por algum descuido a pessoa tiver uma relação sexual sem camisinha, ou estourá-la, deve procurar rapidamente nossas unidades para que seja feita a profilaxia pós-exposição. Assim, a pessoa é identificada como indivíduo possivelmente exposto ao vírus HIV, tendo o direito a uma medicação antirretroviral - mas a principal prevenção continua sempre sendo o uso da camisinha”, alertou a coordenadora do Programa IST/AIDS da SMS, Débora Oliveira.


Orientações que Gilenilson Lira Santos escutou com atenção e repassou para toda família. “Com todas as doenças que existem hoje, precisamos nos prevenir, até mesmo para proteger quem a gente ama. Hoje estou aqui, ao lado do meu filho, pra que ele veja o meu exemplo e aprenda a se cuidar no futuro”, afirmou. Preocupação que o folião Marcelo Freitas também demonstrou logo no início da festa. “Aqui é parada obrigatória. Acabei de chegar no Rasgadinho e já garanti minha camisinha, porque com sexo seguro a festa fica muito mais prazerosa”, brincou.