Alunos de escola municipal de Aracaju conquistam quatro ouros em campeonato estadual de Badminton

Educação
19/02/2018 20h54

"O segredo de um grande sucesso está no trabalho de uma grande equipe". É o que afirma Kailane Letícia Vieira, aluna e atleta da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Professor Alcebíades Melo Vilas Boas, localizada no Bairro Industrial. Desde o ano passado, ela e outros quatro alunos da Alcebíades vêm obtendo sucesso através do esporte que praticam na escola, o Badminton. No último sábado, 17, e domingo, 18, a equipe conquistou 13 medalhas na I etapa do campeonato sergipano de Badminton.

O evento, que aconteceu no Ginásio de Esportes do Colégio Estadual Murilo Braga, de Itabaiana, envolvendo alunos de escolas da cidade  de Aracaju e de Frei Paulo, foram quatro medalhas de ouro, seis de prata e três de bronze conquistadas pelos estudantes da Emef, competindo nas categorias adulto e sub-17. Eles também conseguiram bons pontos a serem somados até o final do campeonato, na terceira etapa, com data e local a serem definidos. A próxima etapa ocorre em junho, na Universidade Federal de Sergipe( UFS).

O professor de Educação Física e treinador da equipe, Wendel Oliveira, ressalta que os alunos da Emef têm superado suas expectativas e surpreendido tanto os professores e gestores da escola, quanto os familiares, colegas e toda a comunidade. Ele explica que ainda nesse primeiro semestre há uma série de competições, incluindo o Campeonato Brasileiro Escolar, que irá acontecer em Campo Grande (MS), valendo vaga para o Mundial Escolar de Badminton, realizado na Índia.

Para Wendel o sucesso entre os atletas da Alcebíades se deve a um fator principal passado do professor para eles: dedicação. "Em janeiro e fevereiro intensificamos os treinos , aumentando de três para cinco dias por semana. É impressionante a vontade de vencer que eles têm. Querem treinar muito e sempre. Acabam levando isso para a escola e para a vida", relata o professor.

O aluno Paulo Roberto Santana,  tem 15 anos e cursa o 9º ano, ele conquistou medalha de prata na categoria dupla masculina e de bronze na categoria simples individual. Para ele, que já pratica o Badminton há mais de um ano, o bronze já é uma grande vitória, mas aprendeu, com a prática esportiva, a querer superar seus limites e tentar cada vez mais. "Foi muito bom participar de mais um campeonato. Vi colegas esportistas, conheci pessoas novas e o mais importante: mesmo em competição, um concorrente apoia o outro, há uma troca de experiências e de gentilezas", conclui.


Medalhas conquistadas na I etapa do Campeonato Sergipano


Categoria adulto


Kailane Leticia e Ronald Mateus - Ouro na dupla mista 

Kailane Leticia - Prata na simples feminino

Ronald Mateusb - Prata na simples masculino

Mayke Yuri e Ronald Mateus - Bronze na dupla masculina

Paulo Roberto e João Guilherme - Prata na dupla masculina


Categoria sub-17:


Kailane - Ouro na simples feminino

Mayke Yuri - Ouro na simples Masculino

Ronald Mateus - Prata na simples Masculino

Paulo Roberto - Bronze simples Masculino 

João Guilherme - Bronze na simples Masculino 

Ronald Mateus e Mayke Yuri - Ouro na dupla masculina

Paulo Roberto e João Guilherme - Prata na dupla masculina


O atleta Ronald Mateus recebeu o prêmio de atleta Fair Play da competição, que é entregue para o atleta que se destaca pelo jogo limpo e honesto.