Equipe da Cogesis/Semfaz inicia série de treinamentos para servidores da CGM

Fazenda
20/02/2018 16h21

Através da Coordenação de Controle e Gestão de Sistemas (Cogesis), a Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz) iniciou nesta terça-feira, 20, uma série de treinamentos direcionados às equipes de auditoria da Controladoria Geral do Município (CGM). O curso, dividido em quatro módulos, irá capacitar os profissionais para o manuseio dos sistemas de Patrimônio, Almoxarifado, Contabilidade e Sagres/TCE.

Segundo o coordenador da Cogesis, Marcos Dias, a Controladoria tem sido parceira dos trabalhos desenvolvidos pela Semfaz desde o início da gestão, participando efetivamente de todas as ações que têm como foco a modernização da administração, a padronização dos processos de trabalho e a qualificação dos profissionais envolvidos.

"Esse envolvimento é de extrema importância para o bom andamento do projeto. Por isso, atendemos de imediato a solicitação da CGM para a realização desse treinamento específico", enfatiza. Ainda de acordo com Marcos Dias, é a Cogesis que se responsabiliza por treinar os servidores e manter um suporte para todos os órgãos com relação aos sistemas utilizados pela Prefeitura. "O foco é orientar a parte pedagógica e monitorar a reestruturação pela qual a gestão vem passando".

Patrimônio

O primeiro módulo apresentado aos servidores da Controladoria Geral do Município foi o do Sistema de Patrimônio, ministrado pelo técnico da Fazenda, coordenador do setor na Prefeitura, Wendell Silva. Foram informadas todas as implementações feitas na ferramenta no ano de 2017, bem como as evoluções atingidas e funcionalidade do sistema.

"Foi um treinamento minucioso, com apresentação dos relatórios gerenciais, cruzamento de dados, cadastro dos bens, empenho, liquidação, envio das informações ao Tribunal de Contas, entre outros tópicos. Todo material apresentado será de suma importância para análise dos auditores, que farão o acompanhamento de todos os lançamentos no referido sistema", detalha Wendell.

Para ele, a oportunidade irá aprimorar o conhecimento dos servidores, que serão grandes parceiros da Prefeitura de Aracaju na padronização dos procedimentos e normas internas da administração. "É uma ação que vai auxiliar bastante os servidores da CGM nas atribuições  de  fiscalização e orientação pedagógica dos servidores municipais  que atuam na  gestão patrimonial em cada órgão da prefeitura de Aracaju", sintetiza.