Utilização de tablets otimiza troca de informação dos usuários nas unidades de saúde

Agência Aracaju de Notícias
21/02/2018 11h53

O que toda e qualquer pessoa deseja quando está com algum problema de saúde ou simplesmente fazendo os procedimentos de praxe é ter o atendimento agilizado. E foi justamente pensando em dar maior resolutividade em um menor tempo possível que um passo importante foi dado na saúde básica. Em novembro do ano passado, a Prefeitura de Aracaju entregou 600 tablets aos agentes de Saúde da capital, passo importante para garantir a agilidade das informações e, consequentemente, no atendimento aos usuários das Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Aracaju. 

Com apenas três meses de uso, a melhoria já começa a ser percebida, sobretudo no que diz respeito ao cadastro dos usuários. Até o início do ano passado, haviam sido cadastrados cerca de 89 mil pessoas, hoje já são aproximadamente 160 mil. Mas, esse é apenas um dos benefícios trazidos pelo uso dos tablets que, inclusive, fazem parte de uma ideia de gestão para a construção de uma cidade inteligente, moderna e criativa. 

Antes da entrega oficial dos tablets, a UBS José Calumby Filho, localizada no bairro Jardim Centenário, foi a primeira a receber os equipamentos como um projeto piloto, para que fosse observada a evolução do trabalho dos agentes a partir do uso da ferramenta. Após a entrega dos tablets, os agentes comunitários das unidades de todas as oito regiões da cidade foram contemplados e iniciaram o processo de informatização. “O uso dos tablest é bastante valioso para nós para que, inclusive, possamos pensar nos indicadores, pensar num plano municipal de saúde, num projeto de governo que contemple a realidade da saúde da população e, assim, a secretaria saiba como atuar. Durante o processo de implementação, percebemos uma grande evolução”, destacou a coordenadora da Rede de Atenção Primária (Reap) da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Monalisa Fonseca. 

O sistema utilizado pelos agentes através do tablet é o e-SUS que está diretamente ligado do Ministério da Saúde. Com o antigo sistema, extinto em 2015, as informações eram enviadas para a Secretaria de Estado da Saúde (SES) quem ficava responsável por enviar os dados os ministério, o que não ocorre mais atualmente. “Além de o próprio agente cadastrar as informações que vão direto para o ministério, outra vantagem é que todos têm acesso a essa informação dentro da rede de saúde da SMS. Com isso, gera uma agilidade também nos atendimentos clínicos, já que, com as informações chegando mais rápido, também podemos adiantar os demais procedimentos”, ressaltou Monalisa. 

Facilidade

Há 20 anos, Lenilson Xavier dos Santos começou a trabalhar na área da Saúde. No início, ele ficou por seis anos como agente de zoonoses, depois passou seis como agente de endemias e, logo depois, se tornou agente comunitário, função que desempenha até hoje. Para ele que já está há tantos anos na área, ter uma ferramenta como o sistema e os tablets à disposição é uma evolução sem precedentes. 

“Antes nós trabalhávamos com fichas e corríamos o risco de perder algum dado devido o grande volume de papel que existia. Hoje isso já não ocorre. Como o sistema está na palma das nossas mãos, conseguimos agilizar o processo e as informações ficam seguras e seguem direto para o Ministério da Saúde. O sistema é muito simples e, até quem tem dificuldade com tecnologia consegue se virar bem com ele”, afirmou.

O Sistema é dividido por logradouros e, em cada uma das pastas, as casas cadastradas com cada um dos seus moradores e suas informações de saúde. “Essas informações estão disponíveis para todos os agentes. Se eu sair de férias, por exemplo, outro agente terá as informações que eu coletei e, assim, poderá fazer o atendimento ao usuário sem problema algum. Através do sistema, temos acesso a todo o histórico de saúde da pessoa e depois fica á disposição de todos os profissionais das unidades de Aracaju”, ressaltou Lenilson.

Para a gerente da USB Anália Pina, Francis de Melo Menezes, ganha o agente de Saúde, ganha os demais profissionais da saúde das unidades e ganha, sobretudo, os usuários. “Com a inovação, nós tivemos uma otimização das informações. É muito mais rápido ter informação de um usuário. Com a agilidade no acompanhamento, os agentes podem, inclusive, se programar melhor. O tablet só veio para melhorar. Todos os dias temos algo novo e é importante ter a facilidade no acesso que está disponível para todos. Assim, o usuário é melhor assistido”, reforçou. 

Prontuário Eletrônico

A implementação dos tablets faz parte de um plano ainda maior da Prefeitura de Aracaju. O sistema utilizado é a base para o futuro Prontuário Eletrônico que, inclusive, está dentro do planejamento estratégico da gestão. “Nossa aposta é no prontuário. Com ele vai facilitar demais o acesso às informações. Junto com esse sistema dos agentes, iremos formar uma rede de informação a qual em qualquer unidade que o paciente chegar terá as suas informações. O histórico estará todo à disposição dos profissionais de todas as unidades de Aracaju. A base é o sistema que chegou junto com tablets que nos informa como está a saúde das comunidades para depois casar com o prontuário, na agilidade dos processos e num melhor acolhimento das pessoas”, completou a coordenadora do Reap.