Prefeitura de Aracaju detalha Plano de Contingência para órgãos estaduais e federais

Defesa Social e Cidadania
22/02/2018 14h57

Na manhã desta quinta-feira, 22, a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), apresentou o Plano de Contingência 2018 aos órgãos federais e estaduais, que poderão auxiliar ações de assistência à população. A estratégia é adotada, especialmente, em caráter preventivo e para otimizar procedimentos durante o período com maior volume de chuvas, na capital.

De acordo com o secretário da Defesa Social e da Cidadania, Luis Fernando Almeida, este foi o momento de alinhar, junto aos órgãos, o apoio em caso, especialmente, de situações que gerem maior impacto para a sociedade. "Atuamos de maneira preventiva, mas precisamos estar preparados para situações extremas, também. O próprio Plano existe em caráter preventivo, distribuindo as ações para os diversos órgãos da prefeitura. Hoje, solicitamos, também, o apoio dos órgãos federais e estaduais", destacou.

O Plano de Contingência está na sua fase de prevenção. Através dele, fica estabelecido o papel de cada órgão da Prefeitura nas ações que visam evitar ou minimizar os efeitos da chuva. Entre as ações já efetivadas está a limpeza de 32 canais, com otimização do sistema de drenagem, além da orientação à formação de Núcleo Comunitário de Defesa Civil, para que a população possa contribuir de forma coordenada dentro das comunidades.

Segundo o coordenador da Defesa Civil de Aracaju, major Sílvio Prado, as equipes vem atuando de forma permanente nas áreas de risco, especialmente onde houve maior número de ocorrências em 2017. " Estamos atuando de forma integrada com a Emurb e Emsurb. Vale destacar que essa é uma fase importante do plano, que além da prevenção atua com base nos pilares da preparação, resposta e recuperação", explicou.

Para o capitão Lucas Pontes, que esteve representando o 28º Batalhão de Caçadores, o planejamento e integração entre as instituições é muito positiva. "O planejamento apresentado está bastante coerente. O 28º Batalhão de Caçadores, através do Exército, está à disposição para ajudar, conforme o seu lema "Braço forte e mão amiga". Essa mão amiga estará sempre presente para ajudar nas ações subsidiárias", revelou.

Também esteve presente major Carla da Silva, que esteve representando o Corpo de Bombeiros. "Essa integração é muito importante. No momento das ocorrências, muitas vezes, atuamos juntos. Então, quanto mais estivermos alinhados, dentro das respectivas funções, podemos proporcionar um melhor atendimento à sociedade. O trabalho preventivo também é bastante salutar", avaliou.

Participaram da reunião representantes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE), 28º Batalhão de Caçadores, e Defesa Civil Estadual.