Projeto da Emef Diomedes pretende combater o baixo rendimento escolar

Educação
22/02/2018 16h07


A Escola Municipal de Ensino Fundamental Diomedes Santos, localizada no bairro Santa Maria, mantida pela Secretaria Municipal da Educação de Aracaju (Semed), vem desenvolvendo, em parceria com a Universidade Federal de Sergipe (UFS), o projeto "Diomedes Inova". Com o intuito de combater o baixo rendimento escolar, o projeto aposta na prática de esportes e no ensino da robótica a 100 estudantes do ensino fundamental da escola.

 

As atividades acontecem três dias na semana nas modalidades robótica, natação, ginástica e futebol de campo, na UFS, que além da estrutura física, viabiliza recursos materiais e humanos para o desenvolvimento do projeto.

 

Na tarde desta quinta- feira, 22, os estudantes realizaram apresentações artísticas das respectivas modalidades dentro da unidade de ensino. De acordo com a coordenadora pedagógica da escola, Vânia Santana, o projeto vem sendo desenvolvido desde 2015 pelo professor Marcelo dos Santos junto aos alunos e tem ajudado a mudar a perspectiva de vida das crianças.

 

"O projeto funciona no turno contrário das aulas regulares dos 3° e 4º anos da escola. A ideia é combater o trabalho infantil e atrair os alunos para o contexto escolar. Dois aspectos fazem parte dos critérios para escolha dos que irão fazer parte do projeto: baixo rendimento escolar e risco de exploração de todo tipo de trabalho infantil", explica.

 

O professor de Educação Física e Educação Científica, Marcelo dos Santos, fala sobre a melhora no comportamento e rendimento dos estudantes beneficiados. "Começamos esse trabalho em 2015, após analisarmos a necessidade de a escola trabalhar com a modernização, inovação, ciências e tecnologia em função do nosso contexto socioeconômico e cultural. Os resultados têm sido surpreendentes. São modalidades que despertam o interesse dos estudantes e estimulam áreas do cérebro por meio de novas atividades. Com isso, os estudantes criam e se desafiam. Todos os estudantes do projeto melhoraram significantemente os seus rendimentos. A escola se tornou um ambiente muito mais prazeroso", explica.

 

O estudante do 3 ° ano, Flávio Gustavo Santos, reitera o que o professor Marcelo afirmou. Para ele, o ambiente escolar tornou-se muito mais atrativo. "Eu fico na expectativa de ir para a escola para encontrar meus amigos que jogam comigo e para contar aos outros as novidades. Eu gosto muito de tudo", revela.