PAS é aprovada no Conselho de Saúde por unanimidade

Saúde
22/02/2018 16h32

A Programação Anual de Saúde (PAS) 2018, um dos instrumentos obrigatórios de planejamento do Sistema Único de Saúde (SUS), foi apresentada e aprovada por unanimidade pelos membros presentes à reunião ordinária do Conselho Municipal de Saúde (CMS). O encontro aconteceu durante a manhã desta quinta-feira, 22, na sede do próprio órgão do Controle Social.

A secretária adjunta Ana Débora Santana explicou que a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) vem trabalhando com o planejamento das ações desde o ano passado, quando foi construído o Plano Municipal de Saúde, que contém todas as diretrizes norteadoras das ações da Secretaria para os próximos quatro anos (2018-2021). "Cada ano do plano deve ter a sua respectiva PAS, que é o detalhamento das ações, com as descrições dos objetivos, metas e recursos financeiros de cada diretriz que será efetuada até dezembro ", explicou.

A PAS 2018 foi apresentada pela técnica da Assessoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Asplandi), Chenya Coutinho, e os conselheiros puderam pedir esclarecimentos de vários pontos da programação, que foram elucidados por vários técnicos da SMS, principalmente pela diretora do Planejamento, Sayonara Carvalho. "É do conhecimento de todos a dificuldade financeira que o governo do prefeito Edvaldo Nogueira vem passando, e justamente por isso elaboramos uma PAS com ações que são viáveis de fato", garantiu.

Outras pautas

Outras duas pautas da reunião foram a aprovação do parecer da Comissão de Fundos, e a apresentação dos técnicos da empresa Seja Digital, responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para o digital da televisão no Brasil. Em Sergipe, 17 municípios, incluindo Aracaju, terão o sinal analógico desligado até 30 maio. Os técnicos da empresa foram solicitar o apoio dos conselheiros para agendar a distribuição dos kits, compostos por antena e conversor para televisores de tubo às pessoas das comunidades que são beneficiárias dos programas sociais do Governo Federal.