Assistência, Instituto Haramin, Petrobras e Senac promovem 600 vagas em cursos profissionalizantes

Assistência Social e Cidadania
22/02/2018 19h20

Na tarde desta quinta-feira, 22, a vice-prefeita e secretária municipal da Assistência Social de Aracaju, Eliane Aquino, participou do lançamento do Projeto Juventude e Cidadania, realizado pelo Instituto Rahamin, através do patrocínio da Petrobras. Por meio do projeto, que também recebe o apoio da Secretaria da Assistência Social, 635 vagas para cursos profissionalizantes serão disponibilizadas para jovens de 18 a 29 anos.

A formação profissional para o ingresso dos jovens no mercado de trabalho é bastante importante. Através dela, homens e mulheres podem ser contratados em empresas, órgãos públicos, instituições sem fins lucrativos ou até mesmo montar o seu próprio negócio. Levando em consideração o potencial produtivo da população do Complexo Santa Maria (bairros Santa Maria e 17 de Março) e mediante o apoio da Secretaria da Assistência Social, Senac, Governo Federal e Petrobras, o Instituto Rahamin oferecerá 26 cursos profissionalizantes a exemplo das formações em bolos e doces regionais, manicure e pedicure, frentista e estilista de moda.

Para Eliane Aquino, o Santa Maria e o 17 de Março têm características bastante especiais. "As pessoas destes bairros são surpreendentes por sua força e garra. Eu sei que nessas localidades existe um potencial muito bom e que grandes trabalhadores das mais diversas áreas, inclusive empreendedores, estão aqui. E nós, enquanto administração pública, faremos sempre o possível para ampliar o raio de atuação das boas práticas. Nesse momento disponibilizamos os Centros de Referência da Assistência Social (Cras) como pólos educacionais, onde serão realizados diversos cursos. É dessa forma que queremos trabalhar, construindo oportunidades de vida".

No Cras Santa Maria serão ministrados os cursos de embalagens artesanais , auxiliar de garçom, agente de limpeza e salgadeiro, enquanto no Cras 17 de Março acontecerão os cursos de frentista e camareiro. "Eu acompanho o trabalho de Eliane Aquino deste a época da ONG Missão Criança. Ela tem uma história em Aracaju muito importante, que se confunde com a história do crescimento do bairro Santa Maria e 17 de Março. Trabalhamos de mãos dadas em alguns momentos e essa é mais uma oportunidade. Estou muito feliz com a parceria do Instituto Rahamin e a Secretaria da Assistência Social", ressalta o presidente-fundador do Instituto Rahamin, Cristiano Lima Santos.

Paulo César Ferreira, conhecido como PC, é participante do projeto Família na Praça, que desenvolve atividades lúdicas para a comunidade do 17 De Março. Ele entende que com a chegada dos cursos profissionalizantes muitas pessoas conseguirão desenvolver as suas potencialidades. "Entre vários dos nossos pleitos o que nós queremos é que exista um incentivo profissional para as pessoas do nosso bairro e o Projeto Juventude e Cidadania veio justamente para suprir essa demanda. Eu estou muito feliz e toda a população também".

As inscrições para os cursos profissionalizantes podem ser realizadas no Cras Santa Maria, Maria Diná Menezes, Instituto Rahamin e Paróquia Santíssima Trindade. As vagas obedecem ao critério de prioridade para jovens de 18 a 29 anos, pessoas com deficiência e usuários dos benefícios assistenciais.