Diretor da GMA ministra aula inaugural de curso de formação para guardiões do interior

Guarda Municipal
26/02/2018 18h15

Guardas municipais de três cidades do interior iniciaram nesta segunda-feira, 26, o curso de formação e capacitação com base na matriz curricular determinada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). A aula inaugural do curso foi ministrada pelo subinspetor Fernando Mendonça, diretor geral da Guarda Municipal de Aracaju (GMA), órgão da Prefeitura de Aracaju, subordinado à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec). O curso ocorreu na Academia de Polícia Civil de Sergipe (Acadepol).

Durante a cerimônia de abertura, estiveram presentes o diretor da Acadepol, delegado João Batista, e os prefeitos das cidades de Maruim, Itabaiana e Santo Amaro das Brotas, municípios que estão sendo beneficiados pela ação.

Durante sua fala, o delegado João Batista elogiou a Guarda Municipal de Aracaju ao afirmar que esta serve como modelo para as demais instituições de todo o estado. "Temos o privilégio de ter conosco o diretor geral da Guarda Municipal de Aracaju, que irá ministrar a aula inaugural, afinal de contas a Guarda de Aracaju é uma referência dentro e fora do estado de Sergipe. Nada mais justo do que Mendonça participar ativamente desse processo de formação destas Guardas do interior".

Além disso, o delegado enfatizou o protagonismo das Guardas Municipais no combate à criminalidade, inclusive em grandes centros, como ocorre na região metropolitana da cidade de São Paulo.

Coube a Mendonça durante a aula inaugural apresentar a história das Guardas Municipais no Brasil, desde sua criação durante a época do império até os dias atuais. "Nada melhor do que iniciarmos um curso de formação conhecendo mais profundamente a história dessa instituição centenária criada antes mesmo das polícias nos modelos atuais. Quem entende sua história, sabe de onde veio e isso facilita a caminhada em direção ao futuro. Tenho o imenso prazer de representar uma instituição respeitada dentro do cenário da segurança pública no estado de Sergipe e reconhecida como uma das mais atuantes em todo o país. Venho transmitir a estes que estão sendo formados e capacitados esse conceito. Conceito de que precisamos de instituições cada vez mais preparadas, fortes e sólidas e assim dar uma contribuição para a construção de municípios, estados e de um país cada vez mais seguro", destacou Mendonça.

A matriz curricular nacional para a formação de guardas municipais exige a aprovação em curso realizado em instituição policial com carga horária de 560 horas/aulas.