Caps AD Primavera celebra semana da mulher e promove atividades de inclusão para usuárias

Saúde
05/03/2018 17h50

Em virtude do Dia Internacional da Mulher, celebrado na próxima quinta-feira, 8, o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) AD Primavera preparou uma agenda repleta de intervenções culturais, rodas de conversa e oficinas sobre o tema para os usuários. Na manhã desta segunda-feira, 5, foi realizada uma ação de beleza com os cidadãos em tratamento especializado para álcool e drogas da unidade, com corte de cabelo, barba, maquiagem e escova.

Intitulado Dia de Transformação, a iniciativa é promovida pela enfermeira Simone Sena e a psicóloga Dilcéia Matos. "Juntamente com a coordenação do Caps, idealizamos um evento que pudesse aliar a transformação física a uma transformação espiritual. Para isto, convidamos alguns parceiros de forma voluntária. As instituições se prontificaram a colaborar com esta ação, e aproveitamos para agradecê-las e parabenizá-las pelo excelente trabalho realizado", disse a enfermeira.

Já para Dilcéia, a ideia é oferecer um dia diferenciado, pensando na valorização da beleza externa, o que é fundamental para o tratamento dos pacientes atendidos. "Esta ação sem dúvida auxilia no bem estar e promove a autoestima dos pacientes, o que contribui muito para o vínculo e tratamento. Outra iniciativa, de valorização à mulher, foi através dos alunos de psicologia  da Unit, onde acompanhamos os projetos desenvolvidos, por conta do estágio aqui no Caps. Aproveitamos todas as boas ideias e as transformamos a em novas oportunidades de integração entre os pacientes, pois a sociabilidade faz parte de todo o processo terapêutico", relatou.

Segundo a estudante de psicologia  Ana Clara Figueiredo, foi desenvolvido o projeto da sala 'Espaço Mulher', em parceria com sua colega de sala de aula, Thécia Tamires. "Aqui ainda temos poucas mulheres, e sentíamos que elas ficavam isoladas. Faltava um espaço como este, propício para o nosso convívio, exercitando a parte lúdica e doce, onde pudéssemos ficar mais confortáveis", reconheceu Ana.

De acordo com o coordenador da Unidade, Felipe Pereira, foi elaborado um extenso cronograma de atividades. "Apesar do nosso ambiente ser extremamente masculino, tem crescido o número de mulheres. Atualmente temos em média dez mulheres que participam ativamente, entre os 70 usuários diários da unidade. Hoje abrimos as comemorações do dia internacional da mulher, e a nossa equipe resolveu fazer ações ligadas a este tema durante toda a semana. Ainda vamos trabalhar o empoderamento feminino e a violência de gênero na oficina Cine Caps, com um filme voltado para esta discussão", relatou.