Integração ensino-serviço é fortalecida pela parceria SMS e UFS na recepção aos novos residentes

Saúde
05/03/2018 18h28

"O espaço de revolução do Sistema Único de Saúde (SUS) começa na formação dos profissionais dentro das universidades", afirmou a secretária adjunta da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Ana Débora Santana, durante a solenidade de recepção dos novos residentes da Universidade Federal de Sergipe (UFS). O acolhimento aconteceu nesta segunda-feira, 5, no auditório do Hospital Universitário (HU), e marcou o início de mais uma turma que atuará nas unidades da capital.

"A SMS fez questão de estar presente nesse momento, porque entendemos que quando você forma um profissional mais adequado ao SUS, mais atento às necessidades da população; mais consciente das dificuldades que ela enfrenta, como problemas sociais, econômicos e no campo psicológico, esta formação se torna melhor, não apenas para a sociedade em si, mas também para as nossas ofertas. Daremos total apoio à UFS, que é a pioneira na formação superior no nosso estado, e estamos de braços abertos para receber estes profissionais nos nossos serviços. Essa é uma forma de demonstrar o valor e a importância que nós damos a este aspecto da construção do SUS, que é a formação dos recursos humanos da Saúde", destacou Ana Débora.

Segundo a coordenadora da Comissão de Residência Multiprofissional da UFS, Amenildes Lima, a UFS tem sete programas de residência e, destes, cinco fazem parte da parceria com a SMS. São eles: Saúde da Família; Saúde do Adulto e do Idoso; Epidemiologia Hospitalar; Enfermagem Obstétrica, e Saúde Mental. "Esta parceria é muito importante. Além disso, a preservação dos espaços do SUS para que a residência possa atuar também vai trazer um grande benefício para os usuários do Sistema, porque várias profissões vão estar trabalhando em prol do cuidado destes pacientes. Ganha o profissional residente, pois vai estar absorvendo conhecimentos através dos preceptores e tutores, e ganha o usuário, que está usufruindo de vários profissionais que estão pensando em comum na melhoria dele", esclareceu.

Ampliação do conhecimento

Ainda de acordo com Amenildes, a residência tem duração de dois anos, e entra em contato com outros profissionais como educador físico, enfermeiro, farmacêutico, terapeuta ocupacional, psicólogo e nutricionista. "Nas unidades de saúde vários profissionais trabalham conjuntamente, e esta é a riqueza da parceria, pois traz muitos conhecimentos", completou.

Para a coordenadora da Comissão de Residência Médica do HU, Thaís Serafim de Barros, esta parceria é de extrema importância para o futuro dos profissionais. "A integração dos nossos residentes com os profissionais dos estabelecimentos de saúde da SMS é fundamental porque amplia conhecimento prático", enfatizou.

E a residente de Nutrição, Kátia Lúcia Araújo Santana, diz que esta integração das duas instituições contribui na melhoria da qualidade de vida da população. "É muito interessante aliar a teoria à prática. Tantos os profissionais se tornam melhores, quanto a prestação do serviço dispensado aos usuários do SUS ganha mais qualidade", opinou.

Retomada

O coordenador do Centro de Educação Permanente em Saúde (Ceps) da SMS, João Martins, explicou que este evento fez parte do fortalecimento da capacitação nesta gestão, através do eixo de integração ensino-serviço. "O campo de prática é uma das ações prioritárias do SUS Aracaju. Esta aproximação com a UFS marca um novo ciclo, tanto por causa das residências, como pelos estágios", pontuou o coordenador que estava acompanhado da referência técnica da Integração Ensino-serviço do Ceps, Simone Barbosa.