Defesa Social participa de audiência pública sobre o papel da mulher na luta pela democracia

Defesa Social e Cidadania
07/03/2018 17h51

 
Na tarde desta quarta-feira, 7, aconteceu, no auditório da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), uma audiência pública com o tema "O papel da mulher na luta pela democracia no Brasil e na América Latina". O encontro, realizado na véspera da comemoração ao Dia Internacional da Mulher, promoveu um debate sobre desafios e avanços relacionados aos direitos das mulheres na sociedade contemporânea.

Representando o projeto Patrulha Maria da Penha, a ser implantado pela Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), por meio da Guarda Municipal de Aracaju (GMA), estiveram as agentes da GMA, Vaneide de Oliveira e supervisora Clesemeire Gomes.

"É importante participar de eventos como esse, porque nos proporciona a dimensão macro do que a sociedade está discutindo em relação às políticas públicas para a mulher. Nenhuma política é isolada por setor, logo, esses encontros nos permitem articular e pensar nos mecanismos a serem aplicados através dos nossos serviços", ressaltou a coordenadora do projeto Patrulha Maria da Penha , a GM Vaneide de Oliveira.

A coordenadora da patrulha explicou também que não é possível se fazer política para as mulheres sem que haja esse debate amplo. "Que esse oito de março seja uma data para repensar a luta de todas as mulheres e que cada vez mais elas se unam em busca de todos os seus direitos", destacou.

Palestra

O tema central do evento foi apresentado por meio da palestrante conduzida por Claudia Giannotti, jornalista, historiadora e coordenadora do Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC). Militante e pesquisadora sobre a memória da história de luta das mulheres, desenvolveu trabalhos na formação e organização das mulheres que atuam em diferentes movimentos.
Na ocasião também foi lançado o livro "Mulheres Capelenses em Destaque" da professora e historiadora Denilsa de Oliveira Santos