Assaltos a ônibus na capital apresentam queda de 34,48% no primeiro bimestre de 2018

Guarda Municipal
07/03/2018 18h49

Novo balanço do Sindicato das Empresas de transporte de Passageiros de Aracaju (Setransp) divulgado na quarta-feira, 7, confirma mais uma vez o que a população já vem sentindo desde o início do ano passado. Os assaltos a ônibus na capital continuam diminuindo.

O mês de fevereiro de 2018 apresentou uma redução de 25,73% em comparação com o mesmo período do ano passado. A redução agregada dos meses de janeiro e fevereiro chega a 34,48% em relação ao início do ano de 2017. Quando os dados são comparados com 2016, a redução chega a dobrar, alcançando 73,83%, à época foram registrados 188 assaltos, em 2018 esse número caiu para 45.

O secretário da Defesa Social e da Cidadania,  Luís Fernando Almeida, destaca a evolução do trabalho desenvolvido através da Guarada Municipal de Aracaju. "Contra números e estatísticas não há o que refutar. Somente a partir de 2017, a Guarada Municipal passou a elaborar uma estatística mais aprofundada. Os dados da Setransp corroboram essa redução no número de assaltos e nossos dados que motram a evolução do trabalho desenvolvido pela GMA, com o aumento de abordagens, de apreeções, e outros, o que é motivo de satisfação e responsabilidade para continuar cada vez melhor", avalia.

Desde o início do ano passado, mês a mês as estatísticas apontam redução na prática criminosa nos ônibus do transporte coletivo e nos terminais de integração da capital. Nesse mesmo período a Prefeitura de Aracaju por meio da Secretaria da Defesa Social e da Cidadania tem fortalecido o policiamento preventivo nos terminais e principais corredores de ônibus de Aracaju através da operação Terminal Seguro da Guarda Municipal. Rondas ostensivas e abordagens a ônibus tem sido realizadas diariamente em toda a capital.

“Com base num planejamento estratégico envolvendo os diversos órgãos de segurança pública que atuam na capital, inclusive a Guarda Municipal de Aracaju e após um diagnóstico levantado pelas empresas de ônibus pudemos maximizar nossa atuação com o propósito de diminuir os índices de assaltos e passar para a população, os usuários do transporte, uma maior sensação de segurança. Nosso objetivo é que as pessoas possam utilizar o transporte público, um serviço da prefeitura realizado por empresas através de concessão, com total tranquilidade em seus deslocamentos, inclusive nos finais de semana e feriados. Essa foi uma determinação direta do prefeito Edvaldo Nogueira e nós da GMA estamos executando para o povo de Aracaju”, destaca o diretor geral da GMA, Subinspetor Fernando Mendonça.

De acordo com o secretário da Defesa Social, novos avanços podrão ser observados pela população. "Em breve, o prefeito Edvaldo Nogueira estará entregando novas viaturas, o que vai melhorar a nossa mobilidade e capacidade de prevenção e atuação. Para nós, que fazemos a Secretaria da Defesa Social e da Cidadania, é motivo de orgulho termos homens e mulheres compromotidos e comprometidas com o trabalho e com a proteção da sociedade aracajuana", enfatizou Luís Fernando.

 

Aumento da atuação da Guarda Municipal impacta diretamente na redução dos crimes

Levantamento realizado pela Coordenadoria de Estatística da GMA (Coest) revela que o número de ligações registradas pelo disque denúncia da corporação (telefone 153) aumentou mais de 790%, o atendimento a ocorrências quase triplicou, chegando a 183% e o número de pessoas abordadas em situação suspeita segue o mesmo crescimento, 195%. Os dados são referentes aos dois primeiros meses de 2018 em comparação com o mesmo período de 2017. Esse aumento considerável reflete a confiança da população no trabalho desenvolvido pela GMA, principalmente junto aos usuários do transporte público.

Somente nos ônibus e terminais os registros apontam a realização de 949 abordagens a pessoas em situação suspeita, 11 prisões em flagrante e a apreensão de 27 armas brancas, 02 imitações de armas de fogo e 26 unidades de drogas.