Dia Internacional da Mulher é marcado por reflexão na Semict

Indústria, Comércio e Turismo
08/03/2018 19h40

“O Dia Internacional da Mulher não é apenas um dia de confraternização, tem que ser de reflexão, de homens e mulheres, para eliminar as diferenças e violências que a mulher ainda sofre todos os dias na sociedade, em pleno século XXI”. Esse é o pensamento da chefe de gabinete da Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Turismo (Semict), Elizangela Dinízio, sobre o significado do Dia Internacional da Mulher. Solidária a esse pensamento e alinhada à Lei Municipal 2.587, de 8 de janeiro de 1988, que dispõe sobre a Semana de Defesa dos Direitos da Mulher no âmbito do município de Aracaju, a Semict promoveu na tarde desta quinta-feira, 8,  uma programação com a participação de todos os seus servidores, abordando a igualdade de direitos, violência doméstica, preconceitos e discriminação contra a mulher.

A programação foi aberta com a palestra Igualdade de Gênero, ministrada pela vice-presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da OAB/SE, Valdilene Oliveira Martins. Ela destacou os avanços quanto aos problemas vividos pelas mulheres e que nesse processo é importante a consciência dos homens para combater a desigualdade e violência contra o gênero feminino. “A gente precisa que no dia de hoje, os homens tenham consciência de caminhar junto com a gente porque se o homem faz parte do problema, obrigatoriamente tem que fazer parte da solução. Precisamos dessa parceria para desconstruir essa visão machista e patriarcal que ainda resiste em nossa sociedade”, resumiu, afirmação compartilhada pelo secretário Jorge Santana. “Foi uma importante palestra sobre a ainda necessária luta pela igualdade de gênero e pelo combate à violência contra a mulher, por isso a importância da palestra em nossa programação hoje, alusiva ao Dia Internacional da Mulher”.

De acordo com a assessora técnica da Semict, Cândida Mara de França e Souza, a palestra deu relevo ao respeito e empoderamento da mulher. “É preciso a conscientização dos homens no respeito à mulher não só no âmbito familiar, mas também no ambiente de trabalho. Resumindo, empoderamento”, disse.

Após a palestra, as servidoras receberam de cada colega de trabalho um botão de rosa, acompanhado por cartão alusivo ao Dia Internacional da Mulher, brindes diversos, cortesias como passeios em embarcações na região do Mosqueiro e Mangue Seco e um ensaio fotográfico, oferecido pelo Designer da secretaria, Alê Alcântara.

Um sortido coffe break, feito com a participação de cada servidor, finalizou a programação e realçou a importância da união de todos no combate a qualquer tipo de violência contra a mulher. “Um momento de reflexão para que a gente tenha, de fato, a promoção da igualdade de gênero e que todos consigamos viver em harmonia, porque somos todos importantes e iguais nesta grande nave chamada vida”, concluiu o diretor administrativo e financeiro da Semict, Josenito Oliveira Santos.