Semed promove reunião com diretores das escolas para apresentação de diretrizes pedagógicas

Educação
13/03/2018 19h04

A apresentação de diretrizes pedagógicas foi o tema principal da reunião realizada pela Secretaria Municipal da Educação de Aracaju (Semed), durante toda a tarde desta terça-feira, 13. O encontro, que ocorreu no auditório Antônio Vieira Melo, anexo à Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Presidente Vargas, no bairro Siqueira Campos, reuniu o Departamento de Educação Básica (DEB/Semed) e os diretores das escolas da rede municipal de Educação.

Diretores das 72 instituições de ensino municipal estiveram presentes na reunião. Na oportunidade, foram discutidos também o acompanhamento pedagógico, a organização do diário escolar, a frequência e outros temas relacionados à qualidade na educação. O diretor do DEB /Semed, Manuel Prado, destaca que a intenção foi apresentar às unidades escolares um debate entre gestores no processo de planejamento pedagógico através de um conjunto de orientações para nortear a organização dos programas de ensino e das atividades de rotina das escolas.

"A gente também falou um pouco sobre a proposta formulada pelo DEB de desenvolver três portarias que irão disciplinar o acompanhamento da frequência escolar dos alunos, o acompanhamento pedagógico e ainda o uso do diário enquanto documento de registro do projeto de ensino da escola", explica o diretor do DEB.

Para a diretora da Emef Papa João Paulo, localizada no bairro Santa Maria, Silvana dos Santos, a importância desse encontro está em alinhar as ações de todas as escolas da rede promovendo uma interação entre elas e culminando em um caminho comum. “Entre outros assuntos, hoje podemos ver uma explanação e balanço do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Também foi discutida a eleição dos representantes de turmas, questões que considero essenciais para o direcionamento do nosso trabalho e para a valorização do protagonismo juvenil”, ressalta.

Como diretora da Emef Sabino Ribeiro, do bairro 18 do Forte, Greyce Kelly Souza afirma que a reunião foi uma oportunidade para que ela e os demais gestores das escolas da rede refletissem sobre as travessias no ensinar e aprender, mediante os desafios encontrados no ensino e aprendizagem.

“Achei muito interessante o DEB trazer a portaria a respeito do diário escolar, onde foi pedido o apoio de todos os diretores presentes para opinarem e trazerem mais sugestões. Nada mais pertinente que nós das equipes diretivas, que estamos em contato direto com os diários, relatarmos nossas dificuldades e recebermos esse apoio da Semed na elaboração da Portaria à respeito do uso de um dos documento mais importante da escola, o diário”, pontua a diretora.