Dia Municipal da Juventude promove oportunidade de emprego no 17 de Março

Agência Aracaju de Notícias
13/03/2018 18h45


Quem esteve no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) Mariana Martins Moura Sousa, localizado no bairro 17 de Março, na tarde desta terça-feira, 13, participou de uma série de atividades em homenagem ao Dia Municipal da Juventude, criado por lei em 2008, na gestão do prefeito Edvaldo Nogueira.  O evento, organizado pela Prefeitura Municipal de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte (Sejesp), atraiu centenas de moradores. 

A dona de casa Marcia Santos aproveitou a movimentação na praça para levar o filho Endrew Santos, de cinco anos de idade, para interagir com outras crianças e acompanhar as atividades. "Eu cheguei aqui cedo, às duas horas da tarde. A gente acompanhou a roda de capoeira e a apresentação do teatro. A moça também me passou umas informações boas de saúde. Foi bem legal, eu gostei muito”, disse. 
 
Quem também recebeu orientações sobre saúde foi a moradora Luciana da Cruz. Ela veio com a filha e aproveitou para tirar dúvidas. “Eu gosto de conversar para poder entender melhor as coisas. Eu sempre busco informações porque a gente precisa cuidar de nós. Até uma amiga minha está grávida e pegou sífilis, ela pediu para eu perguntar se ela pode passar para o bebê”, contou.  

O Dia Municipal da Juventude foi inserido no calendário cultural da Prefeitura, através da lei nº 3.573, de 30 de junho de 2008, sancionada pelo atual prefeito Edvaldo Nogueira. O secretário da Juventude e do Esporte, Jorge Araujo Filho, ressaltou a importância de promover eventos como esse, com atividades recreativas e esportivas, mas também com abordagem de temas importantes para a juventude. “Foram discutidos assuntos como a gravidez precoce e doenças sexualmente transmissíveis. Além disso, os moradores receberam orientação alimentar e orientação para o controle do Aedes aegypti”, destacou.
 
Emprego
 
O ponto alto do evento foi a seleção para o Jovem Aprendiz. “A gente quis trazer para os jovens serviços que cotidianamente eles não têm e principalmente fazer uma seleção para emprego com jovens dessa comunidade. As pessoas compareceram, vieram tirar dúvidas sobre documentação, idade necessária, pré-requisitos. Foi uma tarde proveitosa”, colocou o diretor do Departamento da Juventude da Sejesp, Francisco Albuquerque.  
 
A oportunidade de emprego trouxe esperança para os moradores da localidade. Talita de Oliveira Santos não perdeu tempo. Ela tem 21 anos de idade, três filhos e atualmente está desempregada. Quando soube da seleção para o ‘Jovem Aprendiz’, organizou os documentos para fazer a inscrição. “Esta foi uma ótima oportunidade para nós moradores. Conseguir emprego está cada vez mais difícil. Eu espero ser selecionada, pois estou precisando muito de emprego pra poder sustentar os meus três filhos”, afirmou a dona de casa.
 
A inscrição do cadastro estava sob responsabilidade de duas representantes da Empresa Viação Atalaia. “A gente está fazendo uma avaliação do perfil do candidato, para ver se ele se enquadra no perfil que a empresa busca. Depois, nós vamos entrar em contato com alguns aprovados para dar continuidade ao processo seletivo”, explicou a auxiliar administrativo da empresa, Raquel Santana. 
 
Para a coordenadora da Agência do Trabalhador, Sandra Bezerra, a iniciativa é importante para a comunidade. “Nós temos poucas pessoas aqui do 17 de Março cadastradas na Agência do Trabalhador. Muitos não vão até nós por causa da dificuldade de locomoção. Então, vir até eles é necessário. A gente espera cadastrar um grande número de moradores hoje nesta data especial para todos”, ressaltou.
 
Parcerias
 
O evento contou com a parceria da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), das Secretarias Municipais da Saúde (SMS) e da Assistência Social, da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju) e da Guarda Municipal de Aracaju (GMA) e da Secretaria Estadual do Esporte, Lazer e Juventude (SEEL).