Assistência Social é finalista de prêmio do MDS com projeto Cultivando Cidadania

Assistência Social e Cidadania
14/03/2018 15h52

Nesta quarta e quinta-feira, 14 e 15 de março, a equipe da Diretoria de Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria Municipal da Assistência Social de Aracaju é destaque em Brasília, mais especificamente no Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). É que o projeto aracajuano "Cultivando a Cidadania" chega à etapa final da seleção do Prêmio Progredir em 1º lugar, entre 130 projetos apresentados por municípios do Nordeste. Ao todo, foram inscritos 384 em todo o país, tendo sido classificados para a etapa final apenas dez projetos. 

O Prêmio Progredir foi criado para valorizar as ações desenvolvidas pelos municípios para a geração de renda e inclusão de pessoas de baixa renda. "Vocês estão participando de um embrião de um macro projeto que pretendemos ampliar no Ministério. Nosso objetivo é realmente ver as famílias atendidas pelos programas de transferência de renda progredirem. Queremos usar o conhecimento dos processos sociais para reduzir as desigualdades ainda tão graves em nosso país. Não podemos negar que as desigualdades têm início já durante a gestação. Mesmo com o atendimento da rede pública de saúde, a mãe que se encontra na pobreza vai ter uma série de limitações quanto à identificação de problemas precoces e acesso à nutrição adequada. Após o parto, há as diferenças de estímulo para o desenvolvimento cognitivo das crianças. E essa desigualdade vai sendo reproduzida no decorrer da vida sistematicamente. Esse projeto busca justamente valorizar as ações que rompam esse ciclo e estimulem a independência dos beneficiários, explicou o ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra ao dar boas-vindas aos finalistas.

Durante o dia de hoje, as equipes dos projetos selecionados fizeram sua apresentação e defesa. Os trabalhos são avaliados por uma comissão julgadora formada por especialistas da área social e econômica e o resultado final será apresentado na noite desta quinta, 15, durante um evento de premiação.

"Fico bastante satisfeito em ver tantas iniciativas de qualidade voltadas ao desenvolvimento das pessoas em situação de vulnerabilidade social. Nosso objetivo é apoiar, estimular e disseminar as informações desses projetos de modo a avançarmos no desenvolvimento de políticas públicas com relação à geração de renda em todo o país", afirmou o Secretário de Inclusão Produtiva do Ministério do Desenvolvimento Social, Vinícius Botelho.

A diretora de Segurança Alimentar e Nutricional Social, Rosane Cunha, explica que Aracaju está, desde o início da nova gestão, abraçando os desafios da agricultura urbana não apenas através do estímulo à criação de hortas agroecológicas, mas também do viés da inclusão produtiva. "O Cultivando Cidadania surge também como um instrumento para o empoderamento da população mais vulnerável. Trazemos a implantação de hortas e cultivos comunitários de forma pioneira, com a intenção de que isso gere renda para este público, melhoria da saúde, ocupação de espaços públicos ociosos e desenvolvimento do meio ambiente. Sempre com o acompanhamento de uma equipe formada por uma nutricionista, um engenheiro agrônomo e uma equipe de assistentes sociais", ressaltou ao informar que a meta inicial é atender a cerca de 100 famílias.

O projeto também terá fases onde serão realizadas oficinas para que os próprios beneficiários possam gerir a atividade sem a presença da Prefeitura, dando a oportunidade de capacitações para novas famílias. O objetivo é tornar Aracaju um grande polo agroecológico de hortas urbanas, se estendendo para toda a capital posteriormente. O processo será iniciado nos quatro bairros identificados com o maior índice de vulnerabilidade e extrema pobreza: Santa Maria, 17 de Março, Soledade e Santos Dumont.

Também participam do evento o engenheiro agrônomo Ivan Barreto e a nutricionista Tatiana Canuto, da diretoria de Segurança Alimentar e Nutricional, e Sibelle Sá, do Observatório Social da Secretaria Municipal da Assistência Social. O evento é restrito aos representantes dos municípios finalistas e à Comissão Julgadora.

Hortas nas unidades

Desde o início da gestão, o diretoria de Segurança Alimentar e Nutricional iniciou a reorganização dos cardápios dos equipamentos da Proteção Básica e Especial, com refeições preparadas nos próprios Cras, Creas, Centro Dia, Centro Pop, abrigos e casas lares. Com isso veio também a estruturação de hortas orgânicas, cujos frutos são utilizados na produção destes alimentos.

Para a vice-prefeita e secretária da Assistência Social de Aracaju, Eliane Aquino, o trabalho da atual gestão tem sido buscar mecanismos para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, formando uma rede de proteção, atendimento e emancipação. "Nosso trabalho está sendo pensado para fazer com que todas as pessoas que mais precisam consigam chegar a um bem estar social. Inovamos ao implantar a Segurança Alimentar e Nutricional porque compreendemos a sua importância para o desenvolvimento social como um todo e fico extremamente feliz em ver nosso trabalho já conquistando reconhecimento nacional", frisou.