Guarda Municipal de Aracaju alegra jovens com apresentação de fantoches

Guarda Municipal
20/03/2018 16h54

Nesta terça-feira, 20, é comemorado o Dia Internacional da Felicidade. Criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2012, a data tem o objetivo de promover a alegria e a paz na sociedade. Propósito, inclusive, do projeto social Anjos Azuis, da Guarda Municipal de Aracaju (GMA), que realiza ações lúdicas e educativas em escolas e Centros de Atenção Psicossocial (Caps).

Na manhã de hoje, os guardas alegraram os jovens do Caps AD Infanto-juvenil Vida, localizado no bairro Suíssa, com apresentação de teatro com fantoches. O tema da apresentação foi "Regras do Futebol e Nossa Vida". "Essa apresentação surgiu a partir de um projeto de intervenção desenvolvido pelas nossas estagiárias de serviço social. Elas perceberam que as crianças e os adolescentes gostam de jogar futebol e sugeriram que realizássemos uma atividade que promovesse  o respeito entre os colegas e a paz. Entrei em contato com a coordenadora do Programa Anjos Azuis, Sabrina Smith, que logo nos acolheu", explicou a assistente social responsável pelo centro, Iraci Rodrigues.

"Essa apresentação foi muito pertinente. Você pode conquistar o que você quiser, desde que seja respeitoso e responsável. É necessário que você exercite a compaixão. Só assim conseguimos nos colocar no lugar do outro. É normal que as crianças e os adolescentes confrontem, mas temos que educá-los e mostrar que o respeito é fundamental. Agradeço à Guarda Municipal por nos acolher e fazer esse projeto acontecer", relatou Iraci Rodrigues.

"A universidade nos deu um leque de opções de Centros de Atenção onde poderíamos atuar e escolher o AD Vida. Primeiro pensamos em realizar um torneio de futebol, mas queríamos algo que fizesse os meninos prestarem atenção e refletir. Então sugerimos um teatro de fantoches. Falamos com Iraci e ela nos apresentou à Sabrina. Elaboramos o projeto e hoje estamos pondo em prática", disse uma das estagiárias, Maria Karla dos Santos.

As crianças e os adolescentes se divertiram com o espetáculo e interagiram com os personagens. Um dos jovens, que nunca havia se expressado nas atividades realizadas no espaço, disse que se divertiu bastante e que aprendeu que é errado maltratar os outros.

"Todos os ambientes têm regras e precisamos segui-las, mesmo nos momentos de lazer, como em um jogo de futebol. Precisamos respeitar os outros. Usamos o futebol como analogia para a  vida, para mostrar aos jovens que devemos ter empatia com os outros e ter disciplina", explicou o GM2 Leandro Martins.