Seplog orienta gestores de frota sobre economia no gasto com combustíveis

Agência Aracaju de Notícias
02/04/2018 18h37

Diante da instabilidade do preço dos combustíveis praticados na cidade, a Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog) reuniu nesta segunda-feira, 2, gerentes de frotas de todas as secretarias do município para discutir e orientar sobre meios para economizar no gasto com combustíveis.

De acordo com o coordenador da Central de Compras e Licitações (CCL) da Seplog, Rossini Espínola, o objetivo da reunião foi reforçar as orientações sobre economia.
“Essa é uma determinação expressa do prefeito Edvaldo Nogueira para ter um controle maior diante dos constantes aumentos de combustível. Nós já temos essa orientação, mas resolvemos reunir todos os gestores de frota de todas as secretarias para fazer essa explanação de maneira mais próxima. Hoje o abastecimento da Prefeitura é centralizado, através de uma empresa que possui cartões de abastecimento que são totalmente controláveis”, disse.

Segundo ele, o sistema de abastecimento utilizado na Prefeitura de Aracaju é por meio de contrato, através do qual é possível, entre outras coisas, gerenciar o abastecimento dos veículos e acompanhar diariamente o preço do combustível nos postos credenciados. “Nós insistimos na busca pela economia, já que a gente consegue ver diariamente o valor do combustível, os gestores conseguem ver e indicar aos motoristas onde eles devem abastecer pelo menor preço”, explicou.

Na reunião foi feito um demonstrativo e alguns exemplos foram mostrados. “Se você faz um gerenciamento assim você consegue economizar mais. Existe uma diferença muito grande de um posto para outro. É importante saber onde você vai abastecer, porque essa diferença no final do mês, e no final do ano, é de milhares de reais”, pontuou.

Encontro positivo

Para João Barbosa de Souza Júnior, gestor de frota da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), a reunião serviu para reforçar o que já é colocado em prática no órgão. "Nós temos uma frota grande. São 70 veículos entre motos, carros e caminhão. Já tenho o hábito de diariamente fazer o acompanhamento do dos valores do combustível e orientar os motoristas. Já trabalhamos com foco na economia”, declarou.

Gerente de frota da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), Mary Nadja Souza administra uma quantidade de veículos menor, mas não menos importante. “Eu achei a reunião muito produtiva. Todo mundo trabalha para reduzir os custos. Eu, particularmente, não sabia que era possível acompanhar os valores dos combustíveis diariamente no sistema, mas a partir de amanhã já vou começar a fazer isso”, informou.