Emsurb reduz de dois mil para 250 o número de pontos de descarte irregular de lixo

Serviços Urbanos
04/04/2018 15h07

A qualidade da limpeza pública de Aracaju avançou e pode ser reconhecida por qualquer segmento da sociedade. Através da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), a Prefeitura tem levado à população serviços que se apresentam contínuos e eficientes. Eles incluem coleta do lixo domiciliar, melhor distribuição das 92 caixas estacionários e 58 Pev’s (Ponto de Entrega Voluntária) e atendimento com o Cata-Treco. Quanto aos pontos de descarte irregular, a administração já vem reduzindo: eram mais de 2.000 (2016) e agora são 250 (2017).

“Há um compromisso gigante da equipe Emsurb para dinamizar os serviços e devolver qualidade de vida à população de Aracaju”, disse o presidente da empresa, Luiz Roberto Dantas. Ele ressaltou que, diariamente, um vasto cronograma é elaborado e cumprido, visando manter a limpeza pública de todas as áreas da cidade. Segundo Luiz Roberto, a presença forte da empresa nas atividades de limpeza e, também, na organização dos espaços públicos parece ter conquistado a confiança dos moradores da capital. “Isso está se refletindo na mudança de comportamento de algumas pessoas”, afirma.

Ligue pra Dirop

Cerca de 170 ações são promovidas por toda a cidade, através da Diretoria de Operações (Dirop). Além da coleta do lixo domiciliar, acontecem mutirões de limpeza, limpeza de canais, pintura de guias, manutenção de praças, varrição de áreas verdes e de ruas, poda de árvores, limpeza de praias, coleta seletiva, dentre outras.

“Estas ações fazem parte do nosso cotidiano. No entanto, a coleta de entulhos e volumosos, descartados irregularmente, é incluída na programação porque muitos ainda insistem em eliminá-los de forma totalmente errada", explica o diretor de Operações, Bruno Moraes. Ainda segundo ele, o material denominado ‘volumosos’ diz respeito a móveis e equipamentos domésticos inutilizados, grandes embalagens, peças de madeira, sobras de poda e itens provenientes de processos industriais. “Se o cidadão deseja fazer algum descarte e não sabe como, pode entrar em contato com a Dirop que receberá a orientação devida. É só ligar para 3021-9914”, detalha o diretor.