Sema e órgãos da capital se reúnem para minimizar o extermínio de abelhas

Meio Ambiente
10/04/2018 15h22

Na manhã desta terça-feira, 10, com o objetivo de discutir e solucionar os problemas do índice de exterminação das abelhas que ocorre na capital sergipana, o secretário municipal do Meio Ambiente, Augusto Cesar Viana, juntamente com a Assessoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Asplandi), e a coordenadoria de Proteção Animal da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), com o Corpo de Bombeiros de Sergipe, a Associação de Apicultores, representantes do Instituto Federal de Sergipe (IFS), do Ministério Público de Sergipe e a vereadora Kitty Lima (Rede), se reuniram na sede da Sema para discutir sobre o assunto e buscar soluções.
 
De acordo com o secretário do Meio Ambiente, Augusto Cesar Viana, a proposta da reunião foi discutir com outras entidades a resolução do problema do extermínio das abelhas e destacar a importância da união de todos em prol desta ação. “Essa reunião serviu para buscar mecanismos junto a outras instituições, a fim de elaborarmos um projeto piloto com o objetivo de minimizar o extermínio das abelhas, pois elas são importantes tanto para o meio ambiente, quanto para a produção de alimentos, consequentemente, para a vida humana”, afirmou.
 
Segundo Kitty Lima, existem dados que mostram as épocas em que as abelhas situam e em que período se proliferam. “Com a ajuda desses dados e se cada um fizer um pouquinho, conseguiremos, juntos, preservar o meio ambiente e as abelhas que são tão fundamentais para a nossa vida” destaca a vereadora. Ainda, de acordo com Kitty, o trabalho será desenvolvido com a união destas instituições. Dentre as ações que serão realizadas, destacam-se a liberação dos locais disponíveis para armazenar e monitorar as caixas iscas, usadas para receber colmeias ou para atrair enxames (captura), preparação de informativos educativos mostrando a importância da proteção às abelhas e realização de tutoriais e minicursos para as instituições envolvidas, objetivando minimizar o extermínio das abelhas em Aracaju.