Emsurb realiza limpeza de canal no bairro Santa Maria

Serviços Urbanos
11/04/2018 15h31


Garantir a limpeza da capital, visando o bem-estar da população aracajuana, tem sido um dos esforços da Prefeitura de Aracaju. Por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), a gestão tem feito a manutenção constante dos 65 canais que percorrem a cidade, evitando alagamentos e assegurando aos cidadãos cada vez mais qualidade de vida. Nesta quarta-feira, 11, equipes da Diretoria de Operações realizam a limpeza mecanizada e manual do canal localizado no loteamento Ponta da Asa, no bairro Santa Maria, na zona Sul da cidade. Os serviços devem ser concluídos até o final desta semana.

Durante a limpeza manual os agentes recolhem o lixo, descartado irregularmente pela população, dentro e na margem do canal, além de executar o serviço de roçagem no entorno. O serviço de limpeza de canais acontece a cada três meses, mas, a depender do acúmulo de materiais, alguns locais recebem intervenção antes desse prazo. 
 
A limpeza mecanizada é feita, geralmente, em canais não revestidos e que estejam com grande quantidade de dejetos acumulados no fundo. “O serviço é executado com o uso de uma escavadeira hidráulica, principal equipamento do serviço, que retira os dejetos com o uso de sua pá mecânica. Com a limpeza, a melhoria na correnteza é notória", explicou o coordenador de Transbordo, Transporte e Aterro Sanitário da Emsurb, Vinicius Almeida.