Semfaz dá primeiro passo para modernização dos sistemas da secretaria

Fazenda
10/04/2018 19h39


O projeto que visa à modernização dos processos de trabalho da Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz) foi apresentado ao corpo de diretores e coordenadores do órgão nessa terça-feira, 10, em reunião com o diretor de Tecnologia da Informação (DTI), Bruno Andrade. Durante o encontro, ele destacou como prioridade a integração das ferramentas e sistemas utilizados, a transparência e a otimização do controle dos dados e informações que circulam dentro e fora da Semfaz.


"Em termos tecnológicos, a secretaria teve avanços significativos no que se refere a disponibilização de soluções e serviços. Nos últimos meses, trabalhamos para que houvesse uma maior integração entre as diversas soluções atuais, bem como a  integração com outros órgãos municipais, a fim de melhorar a comunicação interna e externa", analisou Bruno Andrade.


Foi apresentado a nova ferramenta da Fazenda, o SIS - Sistema Integrador de Serviços, que, como o próprio nome sugere, irá reunir em um único local todos os sistemas utilizados pelos profissionais fazendários. "É um ponta pé inicial para otimização e melhoria dos processos de trabalhos desenvolvidos aqui, que gera facilidade e uma maior segurança aos usuários", explicou o diretor de TI.


Além disso, o SIS será mais uma ferramenta de comunicação interna da secretaria, oferecendo ao servidor, entre outras coisas, informações sobre o órgão - atualizadas pela assessoria de comunicação -, e um dispositivo que atuará na abertura de chamados para a DTI. "Mais uma maneira de atualizar nosso método de trabalho. Com o sistema criado, o profissional faz a solicitação ao departamento e acompanha o desenvolvimento da demanda, tornando o processo mais ágil e melhor administrado", avaliou Bruno Andrade.


O advento da nova estrutura que está sendo montada na secretaria irá possibilitar a implantação do Business Intelligence (BI), outro tema tratado pelo diretor de TI durante a reunião. "Com o BI os servidores da Semfaz poderão analisar melhor as informações dos contribuintes, tendo como consequência uma melhor gestão dos recursos utilizados nas ações fiscais e proporcionando melhorias nos processos de trabalho e aumento de arrecadação", sintetizou.