Prefeitura atua na drenagem e não registra maiores transtornos

Obras e Urbanização
12/04/2018 17h20

As chuvas que ocorreram nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira, 12, não comprometeram o fluxo de veículos e tampouco causou maiores transtornos à população. Esta normalidade nas ruas e avenidas é resultado do trabalho preventivo desenvolvido pelos órgãos municipais e, sobretudo, fruto dos estudos e relatórios elaborados a partir do Plano de Contingência, criado pela atual gestão e que está incluído no Comitê de Gerenciamento de Crise. Segundo os institutos meteorológicos, o clima deverá permanecer instável pelos próximos dias por conta da chegada Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), fenômeno natural que afeta o volume de chuvas pela quantidade de nuvens com grande desenvolvimento vertical e forte precipitação.

Mesmo sem registros de focos de alagamentos ou inundações, o trabalho executado pela Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) foi intensificado o contingente de profissionais aumentado no momento em que as chuvas caíam na capital. Com ações planejadas, as equipes foram divididas conforme se apresentavam as demandas e de acordo com o nível de risco apresentado. Foram atendidas ruas dos bairros 13 de Julho, Capucho, Cidade Nova, Luzia, Ponto Nov, Porto D'antas. Além disso, foi designada uma equipe itinerante a fim de identificar e equacionar problemas sem registros na Diretoria de Operações da empresa.

Em outros locais, a exemplo da avenida Euclides Figueiredo, bairro Cidade Nova, que costumava não suportar as chuvas e ocorrer alagamentos, o órgão atuou de forma preventiva e não identificou obstáculos para quem trafegava. Diferente de anos anteriores, o corredor de trânsito permaneceu com o fluxo normal e os moradores do entorno não passaram por adversidades de tempos atrás.

No entanto, alguns fatores continuam comprometendo a vazão das águas. Um dos principais é o descarte de lixo, como garrafa de refrigerante, sacola plástica e carcaça de material eletroeletrônico. "Temos levantamentos que indicam a diminuição da quantidade de alagamentos. E isto não é fruto do acaso: além das ações preventivas da Emurb, outros órgão municipais têm atuado de forma consistente, como a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), que já diminuiu consideravelmente número de pontos irregulares de descarte; bem como a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) que tem feito uma rigorosa fiscalização", esclarece Sérgio Ferrari, presidente da Emurb e secretário municipal da Infraestrutura.

Solicitação

Para registrar algum tipo de solicitação, o cidadão pode entrar em contato com a Assessoria de Comunicação da empresa, por meio do telefone (79) 3179-1619, pelo endereço eletrônico comunica.emurb@aracaju.se.gov.br, e pelos perfis no Twitter (@emurb) e no Facebook (www.facebook.com/Emurb).