Fundat promove cursos na área de tecnologia

Agência Aracaju de Notícias
16/04/2018 09h57

Diante da necessidade de promover uma maior interação tecnológica, suprir as novas demandas do mercado de trabalho e de garantir que jovens e adultos tenham acesso a essas vagas de emprego, a Prefeitura de Aracaju, através da Fundação de Formação para o Trabalho (Fundat), oferece novas opções de cursos de capacitação em suas unidades espalhadas pela capital. A Fundat, que já vinha oferecendo cursos no eixo de Informação e Comunicação no ano passado, percebeu não só o crescimento do interesse do público por este tipo de qualificação, mas também do mercado em contratar candidatos cada vez mais preparados.

Dos 26 cursos inclusos no portfólio geral da Fundação, nove deles foram direcionados somente para esse eixo que, além dos cursos de Informática Básica e Avançada, passou a ofertar novos cursos, como os de Desenvolvedor de Web, Formatação de Computadores, Informática para a Melhor Idade, Lógica de Programação e Redes e Conectividades. "Através do levantamento de dados das demandas da população durante o no ano passado, nós tivemos a possibilidade de criar esses cursos de forma mais direcionada em 2018, com o objetivo de facilitar o acesso das pessoas à geração de trabalho e renda", afirmou o presidente da Fundação, Luiz Roberto Dantas.

Parceria com o NPD

Além desse aumento no portfólio, a outra novidade é a parceria entre a Fundat e a Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), que através do Núcleo de Produção Digital (NPD)está ofertando os cursos de Como Fazer Vídeo-Documentário e Como Fazer Vídeos Para a Internet.

Com essas ofertas, o objetivo é que cada vez mais jovens e adultos, principalmente os de baixa renda, possam ter a oportunidade de se qualificar de forma rápida e gratuita. "Os equipamentos estavam instalados e estavam com uma certa ociosidade em alguns momentos, então a coordenadora do NPD nos procurou para construirmos juntos esses dois cursos que foram inseridos. A iniciativa foi muito bem aceita e as vagas se esgotaram, dois dias após o início das inscrições", comentou Luiz Roberto.

Melhor idade

Pensando na importância da inclusão da melhor idade no "universo" tecnológico, a Fundat irá disponibilizar o curso de Informática Básica voltado a este grupo específico, que muitas vezes não é o público-alvo dos cursos ofertados pela Fundação, mas que necessita de um acompanhamento que facilite o acesso às plataformas digitais.

"A gente vê que hoje tudo gira em torno da tecnologia, então por que não lembrar de quem já está na melhor idade? Aprender a utilizar o computador pode significar muito mais que acessar a internet, mas também uma terapia para quem está aposentado e não tem com o que se ocupar, ou até tem, mas quer acompanhar as novidades. Então percebemos que além de outros cursos que já estamos acostumados a ofertar, também houve  a necessidade desse", afirmou a diretora de Formação Profissional da Fundat, Selma França.

Inscrições

A população pode se inscrever nos cursos oferecidos pela Fundat através de suas Unidades de Qualificação Profissional ou na sede da própria Fundação, que fica localizada na rua Pacatuba, 104, Centro. O telefone para contato é o (79) 3179-1331.