Estudantes da Emef Dom José Vicente Távora aprendem sobre a importância da alimentação saudável

Educação
20/04/2018 16h46

Com uma laranja falante e a caixinha mágica, a equipe da Coordenadoria de Alimentação Escolar (Coae) da Secretaria Municipal da Educação (Semed) tem trabalhado constantemente no incentivo a hábitos saudáveis por parte das crianças e jovens que estão na rede municipal de ensino. Nesta sexta-feira, 20, a equipe da Coae levou o projeto Fruta é Bom Demais  para alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Dom José Vicente Távora, localizada no Bairro Industrial.
 
As crianças se divertiram e aprenderam sobre alimentação a partir do teatrinho de Fantoches e da Caixa Mágica, desenvolvidos pelas nutricionistas da Semed para que eles absorvam o aprendizado de forma mais fácil e leve. A coordenadora da Coae, Verônica Maria da Silva, detalha o objetivo do Fruta é Bom Demais. "Nossos esforços são para que nossas crianças compreendam que é muito importante se alimentar com frutas e diminuir aqueles alimentos industrializados, como biscoitos, frituras, biscoitos e outros", explica.
 
A diretora da Emef Dom José Vicente Távora, Silvia Falcão, pontua que a ação da Coae/Semed é extremamente necessária, reforçando com os alunos um trabalho de rotina da escola. Segundo ela, mesmo com uma merenda completa na escola, a exemplo de cuscuz, arroz doce, sopas e outros pratos nutritivos que sempre são acompanhados com frutas, muitos pais ainda mandam lanches industrializados, que podem ser nocivos às crianças.
 
"O incentivo ao consumo de alimentos mais saudáveis é rotina por aqui. Essa promoção a uma alimentação equilibrada está no nosso programa pedagógico. Sempre conversamos com os pais, mandamos recadinhos alertando sobre o que a criança leva, e todos entendem. Esse trabalho da Semed prova que estamos trabalhamos juntos para o desenvolvimento pleno da conscientização. Quando o estudante está bem alimentado e tem saúde, a vida escolar está em um ambiente mais propício", conta a diretora.