Setor de Estatísticas da GMA possibilita melhor planejamento das ações de segurança

Guarda Municipal
30/04/2018 11h02

Em abril de 2013, a Guarda Municipal de Aracaju (GMA) criava um de seus setores mais estratégicos, ao colocar em funcionamento a Coordenadoria de Estatística (Coest). O setor recém-criado acumulava as atribuições de coletar, processar, e analisar dados estatísticos sobre as demandas da GMA na capital, identificando os locais, dias e horários com maior incidência de ocorrências.

Ao longo desses cinco anos de existência, a coordenadoria exerceu papel fundamental na instituição ao contribuir com atitudes preventivas e o planejamento de operações, como é o caso da Terminal Seguro, lançada no ano passado. Planejamento que auxilia na definição de metas, avaliação dos resultados, além de identificar pontos positivos e negativos, bem como orienta a utilização de recursos.

De acordo com o secretário municipal da Defesa Social e da Cidadania, Luís Fernando Almeida, esse é um trabalho de excelência que proporciona grande contribuição dentro do posso de planejamento estratégico da Prefeitura de Aracaju. "A partir desse trabalho passamos a ter a real noção da evolução de diversos parâmetro utilizados dentro do planejamento estratégico e das atividade diárias da secretaria. É uma satisfação contar com a expertise dos profissionais que atuam nesse setor e nos traz subsídios que, certamente, vai nos nortear para o desenvolvimento de ações e  emprego da Guarda, visando, cada vez mais, melhorar a prestação de serviços à comunidade", ressaltou.

Coordenada pelo GM2 Lidemarques Menezes, a Coest surgiu justamente da necessidade de armazenar e organizar informações fundamentais para a construção de políticas públicas. Antes da criação do setor, os guardas municipais registravam os incidentes que achavam ser interessantes, não possuindo qualquer critério técnico. "Em 2013, fui convidado pelo diretor geral da GMA à época para iniciar um trabalho de catalogação de informações. Antes, a Guarda não possuía nenhuma metodologia de registro de ocorrência. Os chefes de serviço até registravam, mas apenas as que achavam interessantes. Além disso, os arquivos eram perdidos. Então, a GMA não tinha qualquer informação da sua atuação", explica o coordenador.

Funcionamento

Atualmente a Guarda Municipal conta com o Sistema Integrado de Informações (SIIGMA), ferramenta criada pela própria instituição que auxilia na organização das informações, como dados dos guardas municipais, das viaturas, registro e atendimento de ocorrências. O sistema é o intermédio entre a Central de Rádio e a atuação dos guardas nas ocorrências de rua. Ao realizar a denúncia pelo telefone 153 ou através do aplicativo WhatsApp, a ocorrência é registrada no sistema junto a um número de protocolo, que é arquivado, podendo ser buscado, caso seja necessário.

Além do coordenador, o setor emprega mais um guardião no assessoramento da análise e armazenamento de dados. De acordo com Lidemarques, a Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec) pretende acrescentar pelo menos mais dois integrantes ao setor, um da área de Estatística, outro de Geoprocessamento para suprir novas demandas que surgirão com a ampliação prevista para o setor, que em breve passará a monitorar indicadores sociais, de violência e criminalidade, auxiliando de forma macro a Prefeitura de Aracaju na construção de políticas públicas na área da segurança.

Terminal Seguro

Um dos exemplos práticos do serviço da Coest é o assessoramento permanente dado à operação Terminal Seguro. Através do estudo de dados da violência nos terminais de integração e ônibus, verifica-se a necessidade mensal de adequação das rotinas de patrulhamento preventivo nesses espaços. Por meio desse planejamento estratégico, a Guarda Municipal contribui com a redução da violência no transporte público, garantindo a segurança dos aracajuanos.

"Através de patrulhas preventivas nos terminais, abordagens em ônibus, observação dos horários onde ocorrem o maior número de sinistros, de forma planejada, temos alcançado resultados bastante positivos. Podemos perceber isso pelos números divulgados pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Aracaju (Setransp). Em dezembro de 2017, por exemplo, foi registrado o menor índice de assaltos a ônibus desde que o sindicato passou a registrar estes números", explica o coordenador da Coest.

Modelo para outras instituições

A atuação e ferramentas utilizadas pela Guarda Municipal de Aracaju na área da Estatística já é uma referência para diversas instituições do Nordeste. Nos últimos anos, vários representantes de Guardas Municipais de Sergipe, Bahia e Alagoas vieram conhecer a metodologia empregada em Aracaju. "Somos frequentemente procurados por outras Guardas, que vêm conhecer o setor. Elas almejam ter um sistema semelhante ao nosso. Tentamos ajudá-las para que desenvolvam um sistema semelhante ou melhor do que o que temos", afirma Lidemarques.