Gestão e trabalhadores da Assistência debatem avanços para a política da Assistência Social em Aracaju

Assistência Social e Cidadania
30/04/2018 19h41

Com o objetivo de fortalecer a política do Sistema Único da Assistência Social (SUAS), a equipe da Secretaria Municipal da Assistência Social reuniu-se com representantes do Sindicato dos Assistentes Sociais de Sergipe (Sindasse) e o Sindicato dos Trabalhadores em Socioeducação do Estado de Sergipe (SINTSSE), na tarde desta segunda-feira, 30. 
 
Em janeiro de 2017 um canal de diálogo com as trabalhadores e trabalhadoras do SUAS, que passou por um hiato de quatro anos, foi restabelecido. A partir desta abertura, as pautas dos trabalhadores da Assistência tornaram-se prioridade para a gestão. 

De acordo com o secretário adjunto da Assistência Social, Valdiosmar Vieira, valorizar a equipe de trabalho é investir diretamente na qualidade dos serviços prestados à população. “A nossa forma de trabalho é a partir da construção coletiva. Acredito que a Assistência Social é construída através do trabalho de várias mãos, tanto da gestão, quanto com aqueles que fazem o atendimento direto ao público usuários dos serviços. Queremos estreitar cada vez mais os laços, para que todos os usuários do SUAS ganhem com isso”. 

Bárbara Lobo é presidente do SINTSSE e acredita que os avanços nos diálogos, que são constantes, demonstram o interesse de ambas as partes no fortalecimento das políticas públicas da Assistência Social. “Nós temos muitas expectativas positivas, tendo em vista as nossas reivindicações. Vez ou outra precisamos aparar algumas arestas, ajustar alguns pontos, mas sinto que estamos avançando cada dia mais”, pondera. 

“Nós temos o anseio de um canal de diálogo permanente com a gestão. Estamos lutando nesse momento pela instituição da Mesa de Negociação com a Assistência Social de Aracaju e creio que teremos boas notícias a esse respeito em breve”, afirma Igor Machado, primeiro secretário do Sindasse.