Assistência fornece capacitação aos trabalhadores com foco na humanização do atendimento

Assistência Social e Cidadania
02/05/2018 15h58

Para oferecer um atendimento com mais qualidade à população usuária dos serviços ofertados pela Secretaria Municipal da Assistência Social, a diretoria de Gestão do Trabalho e Educação Permanente realizou, na manhã desta quarta-feira, 2, na Faculdade Maurício de Nassau, a primeira formação do projeto Teias Invisíveis.

Nesta primeira edição, a capacitação aconteceu com trabalhadores do Centro de Referência da Assistência Social (Cras ) Maria Diná Menezes, da Diretoria de Vigilância Socioassistencial, da Diretoria de Direitos Humanos, da Coordenadoria de Recursos Humanos, Departamento Administrativo-financeiro, da Coordenadoria de Planejamento Socioassistencial e da Coordenadoria de Proteção Social Básica. Outras formações já estão agendadas com mais três grupos de trabalho vinculados à Secretaria da Assistência.

Para Rosane Cunha, secretária municipal em exercício da Assistência Social, o evento tem objetivo de humanizar os processos. “Estamos atravessando momentos difíceis em todos os cenários e isso traz um impacto direto à população que utiliza os nossos serviços. E nós precisamos, mais do que nunca, atender a cada cidadã e cidadão de forma humana, calorosa, demonstrando que a assistência social não existe apenas para dar andamento aos processos de benefícios socioassistenciais, mas também e principalmente para garantir os direitos das pessoas, fomentar o fortalecimento da dignidade e empoderar a população. Cada um de nós, enquanto Assistência, precisa ser uma porta aberta para as pessoas que precisam”, explica.

 “Essa formação não tem um caráter conteudista, mas acontece para que o funcionário enxergue o seu interior e a partir disso possa cuidar do usuário que o aborda com mais afeto. O nosso foco é levar um atendimento humanizado à população de Aracaju”, afirma Maria do Socorro Lobato, da equipe de Gestão do Trabalho e Educação Permanente.

A capacitação contou também com a presença da Coordenadoria de Artes da Secretaria Municipal da Educação, que realizou uma atividade com foco no fortalecimento do olhar humanizado para a população. O coordenador Dino Santos explica sobre a importância da arte para o fortalecimento a humanização. “A arte é uma ferramenta no processo educativo, e é um elemento muito poderoso na construção de propostas de educação social. Na medida em que a pessoa consegue se ver mais humana, é mais fácil dela se relacionar com as outras pessoas dentro dessa perspectiva”.

 Iva Mayara é cadastradora do Cras Maria Diná Menezes e acredita que através do projeto Teias Invisíveis a qualidade no atendimento à população tende a aumentar. “Há alguns anos eu era usuária do Cras Santa Maria e recebia o Bolsa Família para auxiliar no sustento da minha casa. Eu sei como é estar do outro lado da mesa e sei o quanto um atendimento respeitoso e afetuoso faz a diferença. Estamos aqui aprendendo bastante para melhorar cada vez mais a nossa atuação junto à população”.