Saúde participa de acolhimento dos profissionais que vão trabalhar no novo CER II

Saúde
02/05/2018 17h55

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) participou, na manhã desta quarta-feira, 2, do acolhimento de profissionais contratados através do convênio com o Centro de Integração Raio de Sol (Ciras), habilitado como Centro Especializado em Reabilitação - CER II, para trabalhar a integridade intelectual e física dos usuários da Regional de Saúde de Aracaju. O encontro ocorreu na própria unidade, localizada no bairro Santa Maria, zona Sul de Aracaju.

De acordo com a coordenadora do Programa Municipal de Cuidado da Pessoa com Deficiência, Sony Petris, a instituição tinha 60 dias para organizar a prestação dos serviços dos profissionais, a partir a assinatura do convênio (6 de abril). "Em menos de 30 eles já contrataram a maioria dos profissionais. Então juntamos os novos profissionais e os trabalhadores dos outros programas que o Ciras tem para todos se familiarizarem com o serviço de um CER”, esclareceu.

Sony destacou ainda a importância deste momento de acolhimento. “Este momento serve para nós situarmos estes trabalhadores sobre o que é o Sistema Único de Saúde (SUS), o que é o CER, o que a gente espera, e qual a qualidade do serviço que nós queremos. Porque este SUS quem vai fazer são os trabalhadores, pois quem acolhe, quem escuta, quem trabalha com a habilitação, quem faz a reabilitação, quem faz os procedimentos do cuidado é o trabalhador. Então ele é o SUS e é isso que nós queremos que eles compreendam, que o Sistema Único não é só uma ideia, mas um trabalho e que eles ofertam este trabalho. Para isso, a SMS está apoiando e monitorando o recurso que vindo do Ministério da Saúde para que o Centro tenha condições financeiras de ofertar uma qualidade no serviço”, completou a coordenadora.

Apoio

Segundo a presidente do Ciras, Hosana Maria Oliveira, o convênio com a SMS surgiu na hora certa. “Estávamos precisando demais de profissionais e não tínhamos como contratar, então este convênio foi obra de Deus. Porque atendemos a aproximadamente 400 usuários, vivemos de doações, temos um call center, fazemos rifa, temos uma lojinha para arrecadar recursos financeiros, mas a receita vinha caindo. Para nós, a Prefeitura Municipal de Aracaju tem sido uma mãe. É um apoio muito bom porque todas as pessoas da equipe são maravilhosas. Quando eu vou na SMS, vejo o carinho que as pessoas têm conosco, vejo o respeito que os servidores têm por nós, desde a recepção. Bem como na Secretaria da Assistência Social, somos bem tratados”, disse.

A fisioterapeuta Rafaela da Silva vai trabalhar no novo Cer II. “A expectativa é fazer o nosso melhor para poder ajudar o centro e tentar desenvolver um bom trabalho para os usuários. Nós estamos trazendo o que temos de bagagem para somar ao serviço e fazer com que ele melhore cada vez mais”, frisou.

Os profissionais contratados para trabalhar no novo CER II são fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, enfermeiros, técnicos de enfermagem, nutricionistas, psicólogos, assistentes sociais e médicos. Quem também desejar ajudar o Ciras, pode entrar em contato com o Call Center da instituição através do número 3012-2184.