Encanto e aprendizado marcam participação de alunos da Emei Júlio Prado no Projeto Ujacará

Educação
02/05/2018 18h25


Esta quarta-feira foi de aula ao ar livre, recheada de encanto e aprendizado, para os estudantes da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Júlio Prado Vasconcelos, localizada no bairro São Conrado. As crianças estiveram no Parque Augusto Franco, mais conhecido como Parque da Sementeira, e lá participaram do projeto Ujacará.

A ação é resultante de parceria entre a Secretaria Municipal da Educação (Semed) e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema). Através da história de uma peça teatral pela cidade fictícia Ujacará, os alunos percorreram uma trilha pelo parque, interagiram com personagens que encontravam durante o percurso e aprenderam mais sobre a importância de se preservar a natureza.

A coordenadora de Políticas Educacionais para Diversidade da Semed, Maíra Ielena Cerqueira, pontua que parcerias como essa, entre Semed e Sema, têm o intuito de realizar ações e otimizar recursos. “Parcerias assim têm um trabalho significativo na perspectiva de qual é o planeta que  queremos habitar, com uma cidade mais verde, onde as escolas estejam em um lugar de protagonismo para a educação ambiental”, afirma.

Educação ambiental

Segundo a coordenadora pedagógica da Emei, Jéssica Marinho, a principal proposta da atividade é promover mais aprendizado sobre educação ambiental para os alunos. “Através de personagens infantis, como o duende e a fada, nossas crianças saíram daqui mais conscientes sobre o papel delas em cuidar bem da natureza, os frutos que elas produzem e as formas de manter o ambiente limpo”, destaca.

Ela conta, ainda, que além da peça, os alunos participaram de outras atividades igualmente atrativas para o aprendizado. “Após a peça visitamos a sala de arte, onde as crianças viram a transformação de jornais e revistas em bonecos, carrinhos e objetos decorativos, mostrando que nem tudo que descartamos realmente é lixo. Outro momento interessante foi quando elas conheceram a plantação de ervas medicinais”, completa.

Ujacará

A peça teatral Ujacará, promovido pela Sema, é uma forma lúdica de mostrar a importância do meio ambiente para as crianças e tentar sensibilizá-las quanto aos cuidados com a natureza. Através de uma trilha enquanto a peça é apresentada, os personagens aparecem e mostram um pouco do local, ao mesmo tempo em que ensinam sobre a preservação da natureza.

Ao decorrer da peça, são mostrados alguns projetos relacionados aos cuidados com o meio ambiente dentro do parque, como é o caso da Farmácia Viva, Oficina de Papel e plantação de mudinhas. A ideia é incentivar a reflexão e promover conhecimento através da história e das características do meio ambiente.