Esgap promove curso sobre arquivamento de documentos oficiais

Planejamento e Orçamento
09/05/2018 14h00

Um troca de experiências entre gerações. Assim pode ser definido o curso "Técnicas e Normas de Arquivamento de Documentos Oficiais", que aconteceu na manhã da última terça-feira, 9, na Escola de Governo e Administração Pública (Esgap). Direcionado aos servidores que trabalham nos acervos dos órgãos vinculados à Prefeitura de Aracaju, a capacitação teve como objetivo, de forma dinâmica, avaliar o conhecimento e atualizar os participante sobre a organização e funcionamento de um arquivo.

A coordenadora do Arquivo Público da Cidade de Aracaju, Rita de Cássia Valença, foi quem esteve à frente da capacitação. Segundo ela, a metodologia utilizada durante o curso foi verificar a forma como cada participante organiza os documentos, além de orientar sobre como deve ser a organização de um acervo. Após mais de três décadas de serviço público prestado, Rita de Cássia celebrou a oportunidade. "É de uma satisfação imensa, aos trinta e dois anos de Prefeitura, poder compartilhar o meu conhecimento e experiência com colegas de outras secretarias do município. Este momento é especial porque eu também aprendo sobre o dia a dia de cada um".

O diretor da Esgap, Bosco Rolemberg, destacou que a Escola e a administração municipal têm se preocupado em acompanhar o avanço tecnológico. "A nossa missão é capacitar os servidores com técnicas e procedimentos práticos focados no naquilo que é desenvolvido diariamente. Hoje, estamos promovendo um curso focado no arquivamento de documentos oficiais, muito importante numa época em que migramos para o digital", disse. Em seu discurso de boas-vindas, Bosco também destacou a experiência de Rita de Cássia. "É um exemplo de técnico comprometido com a preservação da história, da preservação dos documentos institucionais".

Oportunidade

Quem acompanhou a facilitadora do curso foi o historiador e estudante do curso de Biblioteconomia, Paulo Fernandes, que é estagiário no Arquivo Público. "Esta experiência resulta numa grande oportunidade de crescimento pessoal e intelectual, porque me permite desenvolver, junto com a minha supervisora, esse contato com as pessoas através das teorias e práticas aprendidas na universidade. Este é um evento muito importante quando a gente desmistifica a ideia de que o arquivo e as pessoas que nele trabalham são seres isolados em suas competências. Ao contrário, o arquivo é um local que não se restringe à guarda de documentos, mas é um local de cultura e aqueles que estão lá dentro devem promover isso, e é o que fizemos nesta manhã".