Esgap orienta servidores da Emurb sobre relações interpessoais

Planejamento e Orçamento
10/05/2018 16h55

Existem muitas maneiras de se relacionar com os companheiros de trabalho. Aceitar as diferenças, ser prestativo, saber ouvir o colega e dialogar com ele ao invés de discutir, são algumas das atitudes que devem ser postas em prática no dia a dia para uma convivência harmoniosa na prática profissional diária. Neste sentido, a Escola de Governo e Administração Pública de Aracaju (Esgap) promoveu na manhã desta quinta-feira, 10, na Empresa Municipal de Urbanização (Emurb), palestra sobre Relações Interpessoais.

O objetivo da palestra, ministrada pela psicóloga Fernanda Reis Carvalho, da Esgap, foi incentivar e estimular convívio em grupo, além de elevar a autoestima dos servidores do órgão. "Foi um momento bastante agradável onde a gente podemos falar sobre esse tema de grande importância para o dia a dia de uma organização. Os participantes demonstraram bastante interesse fazendo perguntas e pontuando algumas situações cotidianas que, acredito, influenciarão num melhor desempenho de suas funções a partir de agora", pontuou.

Terezinha Calazans, que é coordenadora de Recursos Humanos da Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seminfra), secretaria à qual a Emurb é vinculada, disse que a palestra foi uma ótima oportunidade para rever o seu comportamento no ambiente profissional, na forma de se relacionar com os demais colegas de trabalho e, além disso, destacou a forma como esta gestão municipal tem valorizado os servidores através da Esgap. "Já participei de diversos eventos na Escola de Governo, e esta palestra hoje aqui na Emurb foi mais uma demonstração de inovação quando dá aos servidores a possibilidade de mudar e se tornar um funcionário público em busca de novas perspectivas de crescimento", disse.

Já a enfermeira do trabalho Silvana Góis, destacou a palestra como muito importante, pois durante toda a manhã pode aprender novas maneiras de convivência, um pouco mais sobre o trabalho em equipe, a valorização e o respeito ao próximo. Servidora municipal há 33 anos e com 28 de formada, Silvana explicou que esse tipo de evento influencia no lidar com os colegas do setor operacional da Emurb, onde ela exerce sua função.

Segundo a coordenadora Psicossocial da Escola de Governo, Ana Dalva Trindade, "esta é mais uma ação do programa Ambiente Humanizado cujo objetivo é realizar ações preventivas voltadas ao aperfeiçoamento das relações interpessoais", disse, destacando que a Esgap tem levantado junto aos órgãos vinculados à Prefeitura Municipal de Aracaju quais as demandas de cada um. "A proposta é promover cada vez mais um ambiente agradável e harmonioso, praticando a política da prevenção".