Espaço digital de dados dos ex-prefeitos de Aracaju é lançado no Centro Cultural

Cultura
16/05/2018 21h09

A tarde desta quarta-feira, 16, foi bastante “hiperconectada” no Museu Viana de Assis, do Centro Cultural da capital. Com o apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Fundação Cultural de Aracaju (Funcaju), foi lançado o “Espaço digital de dados dos ex-prefeitos do município de Aracaju”. O lançamento faz parte da programação alusiva a 16ª Semana Nacional de Museus. Em Aracaju, a comemoração foi aberta pelo presidente da Funcaju, Cassio Murilo.  

 

Na oportunidade, o presidente destacou a importância de um museu numa cidade e parabenizou a criação do espaço digital no Centro Cultural. “O museu é um local vivo, que deve ser atual e conectado com todas as gerações. Ele se atualiza quando traz elementos das novas tecnologias. Aqui há sempre apresentações e, nesta semana, principalmente, dialogar é necessário com o que há de mais contemporâneo no mundo e em Sergipe. Ou seja, é uma ideia da interconectividade. Todos os envolvidos estão de parabéns. Esse é um dos valores da gestão de Edvaldo Nogueira, criar uma cidade inteligente e inclusiva”, afirmou Cassio.  

 

De acordo com o coordenador do Centro Cultural, Mario Dias, a 16ª Semana Nacional de Museus é uma temporada cultural promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) em comemoração ao Dia Internacional de Museus (18 de maio). “Com o tema ‘Museus hiperconectados: novas abordagens, novos públicos’, cada cidade é responsável por desenvolver a sua programação, buscando intensificar a relação entre o museu e a população. Aqui em Aracaju, montamos várias atividades para promover, divulgar e valorizar os museus, a fim de aumentar o público visitante”, informou.

 

Segundo Mario, o espaço digital de dados é uma das ações mais importantes da programação, pois além de ser uma forma de homenagear os ex-prefeitos de Aracaju, irá atrair a população e pesquisadores para visitarem o Museu Viana de Assis. “Aqui eles poderão consultar os principais feitos de cada gestor municipal para a cidade durante a sua gestão. É um momento de conectividade e interatividade, pois multiplicamos o acesso dos visitantes através das ações que desenvolvemos”, justificou o coordenador.

 

“É contagiante entrar em um centro de cultura e ter um local onde há uma nova forma de trazer o passado e o presente conectados ao público, interagindo e atraindo, assim, cada vez mais visitantes para conhecer a sua história”, declarou a coordenadora do Sistema Estadual dos Museus, Marta Soraya Andrade.

 

A professora Janete Azevedo, do Serviço de Convivência de Fortalecimento de Vínculos, do município da Barra dos Coqueiros, levou cerca de 20 alunos para conhecerem o museu Viana de Assis. “Estamos muito satisfeitos com o que vimos e o espaço digital de dados dos ex-prefeitos do município de Aracaju é excelente. Estar presente neste lançamento é um privilégio para todos, pois é um marco na história de Aracaju”, enalteceu.