Dia do Amor fortalece vínculos de famílias do 17 de Março

Assistência Social e Cidadania
16/05/2018 20h36

O bairro 17 de Março recebeu na tarde desta quarta-feira, 16, a segunda edição do evento ‘Dia do Amor’, realizado pela Secretaria Municipal da Assistência Social de Aracaju, por meio do Centro de Referência da Assistência (Cras) Maria Diná. Em alusão ao Dia da Família, comemorado na terça-feira, 15, o evento tem como objetivo fortalecer cada vez mais os vínculos familiares da comunidade. Cerca de 150 pessoas participaram da ação, que foi realizada no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) do bairro.

Uma forma de sensibilizar e contribuir com o fortalecimento dos laços das famílias participantes através do poder da palavra amor, essa foi uma das propostas do evento que contou com a participação de filhos e pais que são referenciadas pelo Cras. “Esse é o segundo ano que realizamos o Dia do Amor. Quando fomos conhecer melhor as famílias que estão credenciadas no Cras percebemos uma grande variação na composição familiar. Encontramos avó, tio, madrinha, madrasta que representavam a mãe daquela família. Então, esse evento é uma forma de conotar o Dia das Mães e também o Dia da Família, mostrando que não importa como aquela família é composta, porque o importante é o amor e não a figura em si. O nome Dia do Amor também remete ao poder do sentimento que é capaz de dissolver todo e qualquer tipo de conflito que haja. Hoje tivemos aqui filhos que estavam com problemas dentro de casa, pais que estavam em conflito com seus filhos, mas que resolveram fazer as pazes, deixando o orgulho de lado e fazendo com que esse sentimento lindo falasse mais alto”, disse a coordenadora do Cras, Tatiana Souza.
 
Apresentações de balé, música, canto e muitas diversas demonstrações de amor, assim foi composto o evento, que para secretária em exercício da Secretaria Municipal da Assistência Social, Rosane Cunha, representou muito bem o seu papel social. “Trazer esse evento para essas famílias é uma grande iniciativa do Cras. Aqui foram desenvolvidos belos trabalhos mostrando que no dia dentro de uma família o que importa é o amor e não a forma como ela é composta. Mas essa missão é desenvolvida com muito sucesso pelo Cras, que está sempre buscando ações que fortaleçam os vínculos dessas famílias a fim de mostrar o quanto é importante valorizar os laços que temos dentro da nossa casa”, observa.

A vice-prefeita de Aracaju, Eliane Aquino, esteve presente na ação. Para ela, gestos como esses são transformadores e essenciais para tornar a sociedade cada vez melhor. “Mostrar a essa população que lida diariamente com a violência e acha tudo isso normal é também uma chance de fazer com que elas enxerguem que a única forma que temos de criar um caminho diferenciado é pelo amor. Então, estamos passando para eles o quanto pequenos gestos podem fazer uma imensa diferença. Queremos que o dia do amor seja todo dia, e se cada um for trazendo isso para sua vida, a gente vai mudando em primeiro lugar nossa casa, depois a nossa rua, o nosso bairro, a nossa cidade e assim a gente vai tornar o planeta do amor. Dessa forma a vida de todo mundo melhora. Com essa atividade estamos dando o primeiro passo para trazer a Qualidade de Vida para essas pessoas”, destacou.
 
Quem acompanhou o evento se emocionou com as apresentações que expressavam o quanto é bom distribuir amor e cuidar. “O Dia do Amor foi muito lindo. Estou muito feliz com essa realização da Prefeitura. É bom tanto para nós que somos mães como também para os nossos filhos, que são beneficiados com atividades oferecidas pelo Cras e que se apresentam aqui. Já percebi uma grande melhora no meu relacionamento com minhas filhas. Hoje somos nos falamos mais, nos abraçamos mais e nos dedicamos cada vez mais uma à outra”, disse a autônoma, Lana Acácia dos Santos.

“Nunca tive isso na vida. Essa forma de cuidar, de acolher que nos deixa muito felizes e agradecidos. Minha filha hoje se apresentou no balé. Não tenho condições de pagar um curso desse e graças ao Cras a minha filha hoje subiu naquele palco para se apresentar lindamente. Fiquei muito feliz ao ver, não tem dinheiro que pague toda essa emoção”, complementa a dona de casa, Marcela Alves Cardoso.
 
O evento também é uma ocasião que aproxima a Assistência Social da comunidade e das organizações sociais, a exemplo do Instituto Mariana Moura, que recebeu uma homenagem no evento. “O projeto é fruto de corações com boa vontade. Fiquei muito feliz com a homenagem à minha filha porque tudo que é vinculado ao nome de Mariana tem amor. O amor é o único que não tem distância, que liga, que fala e que tem uma linguagem verdadeira e isso eu sei que todos que realizaram o evento têm”, destacou a presidente do instituto, Adelaide Moura.