Servidor Saudável: Prefeitura realiza palestra sobre consumo de alimentos industrializados

Planejamento e Orçamento
17/05/2018 19h34


No ritmo acelerado do dia a dia a alimentação prática é a melhor escolha para a maioria das pessoas. Assim, os alimentos industrializados são os preferidos pela sua praticidade. Porém, não atentar para o que está escrito nos rótulos dos produtos pode ser sinônimo de abrir mão da qualidade nutritiva do alimento. E foi pensando no bem-estar dos servidores municipais, que a Prefeitura de Aracaju realizou na tarde desta quinta-feira, 17, a palestra "Alimentos Saudáveis", proferida pela nutricionista Vanessa Barreto Lima.

Os alimentos semiprontos, geralmente, possuem grande quantidade de gorduras saturadas, sódio, açúcares, entre outros elementos que, em excesso, causam danos a saúde. De acordo com Vanessa, o objetivo da palestra foi justamente orientar os servidores neste sentido. "Falamos sobre os cuidados que devem ser tomados com relação ao consumo dos produtos industrializados, e sobre a importância da educação alimentar", disse, pontuando que "a alimentação quando feita de forma correta evita problemas de saúde como obesidade, hipertensão e diabetes. Por isso, nunca é demais ler os rótulos dos produtos, porque muitas vezes comemos um alimento imaginando ser saudável quando na verdade não é".

Atento à palestra, o gerente-geral de Cadastro, Movimentação e Controle da Seplog, Alexandre Barreto Silva, destacou que a alimentação saudável deve ser prioridade na vida do ser humano e elogiou a ação da Prefeitura em promover a qualidade de vida do servidor. "Foi uma tarde de esclarecimentos, quando podemos conhecer um pouco mais sobre a composição de alimentos, principalmente os industrializados, e qual a melhor forma de nos alimentarmos mesmo com toda correria cotidiana", disse.

Servidor Saudável

O projeto Servidor Saudável, é parte integrante do Planejamento Estratégico da Prefeitura de Aracaju. Executado pela Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), o projeto tem como metas capacitar e valorizar os servidores públicos; melhorar a prestação de serviços à saúde das pessoas;  fomentar o acesso ao esporte, à cultura e ao lazer; e contribuir para elevar a qualidade de vida da população. Para isso, a Seplog conta com a parceria das Secretarias Municipal da Juventude e do Esporte (Sejesp) e da Saúde (SMS), além do Instituto de Previdência do Município de Aracaju (Aracaju Previdência) e da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju).