Guarda Municipal de Aracaju inspira alunos de escola sergipana

Guarda Municipal
18/05/2018 16h46

Escolher o que fazer após se formar no ensino médio é uma tarefa difícil. Alguns adolescentes sabem desde criança que carreira seguir, mas outros sofrem de ansiedade com tantas possibilidades. Preocupando-se com seus alunos, o Centro de Excelência Professor José Carlos de Sousa deu a oportunidade de os alunos do primeiro e segundo ano do ensino médio de conhecerem a realidade da Guarda Municipal de Aracaju (GMA), com o objetivo de mostrar uma das vertentes da carreira de Segurança Pública. A visita ocorreu durante a manhã da sexta-feira, 18.

A supervisora Sabrina Smith explicou aos jovens a história da GMA, bem como seus princípios, grupamentos, projetos sociais e toda sua estrutura. Os alunos ainda conheceram a central e o ônibus de vídeo monitoramento e as viaturas operacionais.

De acordo com a professora de biologia, Cristiane Santos, a visita foi importante para auxiliar os jovens na escolha da carreira e construir cidadania. "Com o novo perfil do ensino médio integral, temos a liberdade de criar disciplinas para que os alunos escolham o que estudar, como na faculdade. Tem a base e as disciplinas diversificadas. Nestas, os professores podem criar uma matéria diferenciada. Então, nesta disciplina, reunimos a área da saúde, jurisprudência e segurança pública. Através de visitas, conhecemos o trabalho nos postos de saúde, do Corpo de Bombeiros, da Polícia Civil e Militar e da Guarda Municipal. Estamos formando protagonistas na vida pessoal e profissional. A partir do momento em que você proporciona conhecimento em relação à sua cidadania, você ajuda o ser humano como um todo. Não apenas didaticamente, mas no seu perfil psicológico, projeto de vida e papel como cidadão", explicou a professora.

A aluna Yamana Kauany prestou atenção à cada fala de Sabrina e tirou todas as suas dúvidas sobre a atuação dos guardas municipais. Yamara não é apenas curiosa, pretende ser agente de Segurança Pública quando se formar. "Achei muito interessante conhecer a realidade da Guarda. Achei que a GMA e a Polícia eram a mesma coisa, mas pude aprender a atuação de cada agente. Sempre gostei de filmes e séries policiais, pretendo seguir a carreira de segurança pública. Então, essa visita foi mais um incentivo", relata a aluna.
"Fico muito feliz de ter recebido a solicitação da escola para visitar a sede da GMA, porque nós deixamos para esses alunos a importância deles desejarem fazer parte de uma instituição que trabalha com segurança pública. Acredito que ao mostrar a esses alunos como é que funciona toda a instituição, os deixamos interessados em querer participar, também, desse desenvolvimento", disse Sabrina.