Esgap fala sobre relações interpessoais na Emsurb

Planejamento e Orçamento
24/05/2018 12h50

A Escola de Governo e Administração Pública de Aracaju (Esgap) realizou na manhã desta quinta-feira, 24, mais uma edição do programa Ambiente Humanizado, que desta vez foi até a Diretoria Operacional da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Dirop/Emsurb) para falar sobre relações interpessoais. O tema abordado tem como foco o incentivo e o estímulo da boa convivência em grupo e, além disso, contribui para elevar a autoestima dos servidores do órgão.

"Existem diversas formas de se relacionar com os colegas de trabalho. O simples fato de respeitar as diferenças, ser prestativo, ouvir e conversar com os companheiros de trabalho, são ações que devem ser praticadas diariamente para se conviver em harmonia num ambiente profissional. A proposta desta palestra é proporcionar um ambiente de trabalho mais agradável mostrando aos servidores da Emsurb o quanto isso é importante para a organização e o quanto isso é benéfico, também, para a sociedade", explicou a psicóloga da Escola de Governo, Fernanda Carvalho.

Para o coordenador de Apoio Administrativo, Laelson Almeida, o ambiente de trabalho pode ser considerado como extensão do familiar. "A gente convive mais com os colegas de trabalho que com os próprios familiares, então não há nada melhor que manter uma boa convivência com os nossos companheiros de jornada diária", disse, acrescentando que os problemas que não são pertinentes ao trabalho não devem ser compartilhado dentro da Empresa.

Compartilhando do mesmo pensamento, a auxiliar administrativa Alessandra Ramos disse que a palestra é válida no sentido de que o profissional precisa estar sempre investindo no bom relacionamento interpessoal e intrapessoal. "É a oportunidade que temos de agregar conhecimento que levaremos para o resto da vida e pôr em prática em outros ambientes além do trabalho", pontuou a servidora da Coordenadoria de Limpeza Pública.

Demanda

A coordenadora Psicossocial da Escola de Governo, Ana Dalva Trindade, falou que as entidades da administração municipal têm procurado a Esgap para a realização de palestras e cursos, e que a Escola tem se empenhado no sentido de levar conhecimento aos servidores secretarias e órgãos municipais. "Semanalmente, estamos realizando cursos e palestras, de acordo com as demandas que chegam à Escola, no sentido de promover cada vez mais um ambiente agradável e harmonioso, buscando a prática da política da prevenção".