Audiência Pública na segunda-feira discutirá construção do PLDO 2019

Planejamento e Orçamento
25/05/2018 11h10

Mais uma ação para consolidar a participação popular na construção das ações municipais e no futuro da capital. Assim pode ser definida a Audiência Pública que será promovida na próxima segunda-feira, 28, pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), tendo como foco a apresentação e discussão do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) para o exercício de 2019. A audiência ocorrerá no auditório do Centro Administrativo Aloísio Campos, das 15h às 17h.

Mantendo o padrão estabelecido na atual administração, a audiência pública será transmitida em tempo real pelo canal da Prefeitura de Aracaju no YouTube, além de contar com tradução simultânea em Libras, ampliando o acesso a todo o conteúdo apresentado às pessoas com deficiência auditiva.

“Nossa meta é ampliar os canais de acesso e, conforme determinação do prefeito Edvaldo Nogueira, estimular a participação popular nas decisões da administração municipal. Assim como fizemos ano passado, pensando nos cidadãos que estiverem impedidos de acompanhar de forma presencial, vamos oferecer a transmissão via YouTube, permitindo que os aracajuanos possam acompanhar, em qualquer parte do Brasil ou do mundo, as discussões sobre os destinos da capital”, reforça o secretário municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão, Augusto Fábio Oliveira.

Questionário

Outra ferramenta importante para coletar a opinião popular sobre as prioridades para seus respectivos bairros ou regiões é o questionário que já está no portal da PMA.  Além de apontar as prioridades correlatas à oferta de serviços públicos e infraestrutura, os cidadãos podem oferecer suas sugestões para orientar a ação da administração municipal. As opiniões coletadas serão sistematizadas e inclusas no planejamento e direcionamento das ações a serem efetivadas pela administração municipal.

“Temos percebido uma participação efetiva dos cidadãos, tanto no preenchimento do formulário, quanto na apresentação de sugestões, demonstrando a importância dessa ação. Outro fato curioso, é que temos percebido também a participação de cidadãos residentes em municípios da Grande Aracaju, como Barra dos Coqueiros e Nossa Senhora do Socorro o que, convém explicar, deve ser direcionado às respectivas prefeituras dos municípios”, orienta o secretário.