Guardas municipais participam de curso de promoção

Guarda Municipal
04/06/2018 20h59

A Prefeitura de Aracaju deu início na manhã desta segunda-feira, 4, a mais um curso de promoção para integrantes da Guarda Municipal. A iniciativa é uma ação de valorização profissional e segue à risca o que preconiza o plano de carreira da instituição.

Ao todo, participam do curso 60 guardiões que ingressaram na corporação em junho de 2012. "É mais uma promessa do prefeito Edvaldo Nogueira que está sendo cumprida. Desde o dia em que ele esteve pessoalmente na sede da Guarda Municipal informando sobre a regularização das promoções e pagamento de retroativos e que as promoções sairão no tempo certo, após o devido processo legal. E esse curso faz parte desse processo legal. Mas, acima disso, esse curso traz um aperfeiçoamento, traz uma melhor qualidade ao trabalho desenvolvido pelos guardiões, portanto é motivo de muita satisfação para a Secretaria da Defesa Social e da Cidadania participar desse processo", afirma o secretário de Defesa Social e da Cidadania, Luis Fernando Almeida.

Com duas semanas de duração, o curso é ministrado integralmente por guardiões de Aracaju e apresenta disciplinas que se enquadram no atual papel desempenhado pelas Guardas Municipais após a implementação da Lei Federal 13.022 de 8 de agosto de 2014, que institui normas gerais para as Guardas Municipais, disciplinando o § 8º do artigo 144 da Constituição Federal, além de disciplinas específicas como protocolos de atuação em nível local.

"Esse é um momento de reconhecimento e de novos desafios. Reconhecimento por parte da Prefeitura e novos desafios porque a carreira passa a exigir a partir de agora atribuições típicas como orientar e supervisionar os guardas municipais de segunda e primeira classes, sob sua responsabilidade, durante a execução das missões recebidas e elaborar, após o encerramento de cada operação, relatório sobre o ocorrido, encaminhando-o ao escalão superior. Responsabilidades que agregam valor ao trabalho desenvolvido pelos guardiões", destaca o diretor geral da corporação, subinspetor Fernando Mendonça.