Servidores são orientados sobre prevenção de doenças cardiovasculares e câncer de boca

Planejamento e Orçamento
05/06/2018 17h04

No Brasil, cerca de 350 mil pessoas morrem vítimas de doenças cardiovasculares, a cada ano, segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia. Neste ano, o número já se aproxima dos 150 mil. Já o câncer de boca, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), estima-se que até dezembro mais de 14,5 mil novos casos sejam diagnosticados. Visando combater esses dados, a Prefeitura de Aracaju realizou na manhã desta terça-feira, 5, a palestra "Diabetes, Hipertensão e Câncer de Boca".

O objetivo do encontro, que aconteceu no auditório do Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos, e faz parte do Projeto Servidor Saudável, foi chamar a atenção dos servidores municipais para a importância de se adotar medidas preventivas e de controle dos fatores de risco que causam as doenças. A discussão foi dirigida pela enfermeira Ângela Maria, que falou sobre as doenças cardiovasculares, e pela cirurgiã-dentista Iucema Santana, que discorreu sobre o câncer de boca.

Para Ângela, o projeto é a sequência do que foi feito na gestão anterior do prefeito Edvaldo Nogueira, que levou Aracaju ao status de Capital da Qualidade Vida. "A gente trabalhava questões como educação, orientação, hábito saudável, a prática de atividade física, alimentação saudável, entre outros fatores ligados à saúde ao bem-estar. Então, é uma ideia fantástica e que deve ser mantida, porque esse é o caminho para que tenhamos uma cidade mais saudável", destacou a enfermeira.

Iucema Santana disse que informar os servidores sobre os riscos que é o descuido com a saúde abre novos horizontes no sentido de buscar meios para se ter uma vida melhor. Ela explicou que "o câncer de boca é um tipo de doença que não tem muita divulgação na mídia, e é importante o diagnóstico precoce, porque, neste caso, há 100% de cura", enfatizou, a cirurgiã-dentista.

Atento às orientações, o assessor técnico da Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), Luíz Inácio, falou que a palestra foi muito importante, pois, "além de ser um assunto que sempre está em evidência, os cuidados com a saúde faz com que também estejamos alertas e preocupados com uma vida mais saudável. Não é uma questão de modismo, mas de preocupação com o futuro", salientou.

De acordo com o secretário da Seplog, Augusto Fábio, outras ações estão sendo programadas em parceria com diversos órgãos municipais. "A nossa intenção é promover o bem-estar dos servidores da Prefeitura de Aracaju. Para isso, contamos com o apoio da Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte, além da Secretaria da Saúde, da Funcaju e do Aracaju Previdência, que são os nossos aliados nesse projeto que faz parte do Planejamento Estratégico desta gestão".