Rede municipal de ensino realiza atividades alusivas à Semana do Meio Ambiente

Educação
08/06/2018 17h50

Desde a segunda-feira, 4, escolas da rede municipal de ensino vêm realizando atividades e participando de projetos em alusão à Semana do Meio Ambiente. As ações complementam o trabalho de educação para a preservação do meio ambiente, que já é realizado durante todo o ano letivo pelas escolas e pela Secretaria Municipal da Educação de Aracaju (Semed).

Assim como as Escolas Municipais de Ensinos Fundamental (Emefs) José Carlos Teixeira, Papa João Paulo II, Professor Diomedes Santos Silva e outras, a Emef Sabino Ribeiro, lozalizada no bairro 18 do Forte, levou os alunos do sexto ano ao Riomar Shopping, onde, no Espaço da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), participaram de oficinas de trabalhos manuais com materiais recicláveis, assistiram a vídeos educativos e a exposição realizada pela Fundação Mamíferos Aquáticos (FMA).

 A diretora da Sabino Ribeiro, Greyce Kelly Souza, evidencia que, além da exposição, a semana contou com uma programação dedicada à atenção necessária para a educação ambiental. “Entre as atividades, os alunos do quinto ano fizeram o Quintal Produtivo e, com a ajuda do professor, limparam a terra, adubaram e plantaram bananeira, girassóis, ervas cidreiras e manjericão. Também conversamos com a Empresa Municipal de Serviços Urbanos e ela virá, nas próximas semanas, à escola dialogar com os estudantes sobre sustentabilidade”, explica.

Na Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Dom Avelar Brandão Vilela, do bairro Olaria, foi aproveitado o período junino para abordagem das ações relacionadas ao meio ambiente. A diretora adjunta da escola, Fernanda Matos, conta que cada professora trabalhou o tema com as crianças em sala e, nessa sexta-feira, 8, foi realizada a culminância dos trabalhos. “Nós utilizamos a canção Xote Ecológico, de Luiz Gonzaga, para produzir cartazes, teatrinho, e outras atividades com a Educação Infantil, que os fizessem aprender sobre a importância de cuidarmos da natureza. Mesmo pequenininhos, já que temos crianças até os cinco anos de idade, eles entenderam bem a proposta”, relata.

Já as Emeis Professora Nunes Mendonça e a Benjamin Alves de Carvalho, ambas localizadas no bairro Atalaia, as professoras investiram em trabalhos manuais para falar sobre o tema com as crianças, como a construção de cartazes e painéis criativos. Já na Emef Professora Maria Thetis Nunes, localizada no Bairro América, os alunos fizeram uma visitação ao Oceanário de Aracaju.