Delegada fala sobre mediação de conflitos na Esgap

Planejamento e Orçamento
11/06/2018 16h41

Instrumentalizar os serviços oferecidos nos equipamentos sociais, além de potencializar o acompanhamento das famílias através de suas equipes. Este foi o objetivo do curso "Mediação de Conflitos", que reuniu coordenadores de órgãos vinculados à Secretaria Municipal da Assistência Social, na manhã desta segunda-feira, 11, na Escola de Governo e Administração Pública (Esgap).

A capacitação foi ministrada pela delegada de Polícia Civil Ana Carolina Machado Jorge, e é fruto da parceria entre as secretarias municipais de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), órgão ao qual a Esgap é vinculada, e da Assistência Social. Ana Carolina explicou que os coordenadores dos centros de Assistência Social são protagonistas de uma cultura de paz através do contato que têm com a população mais vulnerável.

"Falamos sobre mediação de conflitos e suas técnicas, no sentido de passar aos agentes o que é de fato a mediação e como implantar essa cultura de paz para que, a partir do conhecimento técnico, eles possam abordar e trabalhar o conflito numa nova perspectiva, e de uma forma que as pessoas envolvidas possam ser protagonistas dessa solução", explicou a delegada, que também coordena o Projeto Acorde, da Polícia Civil.

Para a coordenadora da Proteção Social Básica da Assistência, Lara Cíntia Santos, a importância do curso está na conexão do coordenador com os profissionais que compõem os servidores dos centros e com o usuário que acessa os serviços da política de assistência social. "Esta capacitação vai resultar em coordenadores transformados em agentes multiplicadores no seu território de atuação junto às suas equipes e aos usuários. E é isso que as relações interpessoais demandam das pessoas de referência, daquelas pessoas que estão à frente do serviço, a capacidade de gerir, de mediar conflitos", pontuou.

Já o coordenador do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas) São João de Deus, do bairro Santo Antônio, Caio Cunha de Andrade, destacou que o curso oferece recursos que potencializam a resolução de conflitos. "São ferramentas que nos auxiliam na prestação dos serviços oferecidos à comunidade, aos nossos usuários. Por isso, acho fundamental a realização desse curso, porque, quanto mais capacitações nos são oferecidas nesse sentido, maior a chance de realizarmos um bom trabalho".

Ambiente Humanizado
O curso "Mediação de Conflitos" faz parte do programa Ambiente Humanizado, da Escola de Governo, que tem como objetivo a realização de ações preventivas voltadas para o aperfeiçoamento das relações interpessoais, no sentido de promover cada vez mais um ambiente agradável e harmonioso nas repartições da Prefeitura de Aracaju.

De acordo com o diretor da Escola, Bosco Rolemberg, há uma grande procura por parte dos órgãos da administração municipal no sentido de  promover a realização de palestras e cursos. "A Escola de Governo e Administração Pública de Aracaju não tem medido esforços quando o  assunto é promover conhecimento ao servidor. E este é o nosso objetivo, promover cada vez mais um ambiente agradável e harmonioso, através da prática da política da prevenção", disse.