Defesa Social e Nudec Cidade Nova promovem campanha de conscientização

Defesa Civil
12/06/2018 12h03

As ações preventivas para minimizar os efeitos das chuvas, na capital, são desenvolvidas permanentemente pela Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), por meio da Defesa Civil de Aracaju. Nas áreas de risco, essa atuação ocorre em parceria com a própria comunidade, através dos Núcleos Comunitários de Defesa Civil (Nudecs). Os resultados desse trabalho conjunto já impactam na qualidade de vida dos moradores do bairro Cidade Nova, onde, nesta semana, a Prefeitura de Aracaju e os moradores resgataram uma área, antes, tomada pelo lixo. A atividade integrou uma campanha de conscientização contra o descarte irregular de resíduos, além de orientações e divulgação dos canais de comunicação com a Defesa Civil.

A área, localizada na avenida Euclides Figueiredo, ao lado da Unidade de Saúde José Augusto Barreto, foi apontada pelos membros do Nudec como um dos pontos de vulnerabilidade da região. Nesse local, parte dos moradores descartavam seus resíduos domésticos de forma inadequada. Por isso, o Nudec indicou esse ponto para que fosse realizada a campanha de orientação, demonstrando, na prática, que esse não é o local adequado para o depósito de lixo.

O coordenador da Defesa Civil de Aracaju, major Sílvio Prado, ressalta a importância das parcerias e a atuação da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) nesse processo. "Implementamos, junto com a Emsurb, a limpeza do local. Realizamos, também, o plantio de mudas e a instalação de placas indicativas. O objetivo é que a população tome essa ação como exemplo e não jogue lixo nas ruas. O lixo descartado de maneira inadequada provoca o entupimento de bueiros e dos canais de drenagem urbana, fazendo com que, na época das chuvas, ocorram os alagamentos ou até mesmo o transbordamentos dos canais", ressaltou.

Membro do Nudec Cidade Nova, Cledivalda dos Santos, revela a importância de cada um fazer a sua parte. "Como sou da comunidade, também, faço a minha parte. Estamos na expectativa da chegada de chuvas, o que nos preocupa. Para evitar as situações de alagamento, estamos fazendo a nossa parte e conscientizando as pessoas sobre os prejuízos do descarte inadequado do lixo", pontuou a moradora do bairro Cidade Nova.

Bárbara Figueiroa, 18 anos, passa frequentemente pelo local. Ela comemora a transformação promovida em benefício da comunidade. "O ambiente fica limpo e evitamos o risco de proliferação da dengue e outros problemas, além de deixar a cidade mais bonita. Essa conscientização é muito importante para evitar, também, que no período de chuva não haja alagamento e a água não invada a casa das pessoas, inclusive na escola que fica próximo", avaliou.

Orientação

Durante a ação, a equipe da Defesa Civil de Aracaju percorreu as áreas de maior vulnerabilidade, dentro da comunidade, para levar informações à população. De casa em casa, o diálogo se fez presente, para munir a população das ferramentas necessárias à prevenção de riscos.

Além da distribuição de panfletos com informações pertinentes para o período chuvoso, foram divulgados os canais de comunicação com a Defesa Civil. O número emergencial 199 foi apresentado como alternativa para acionar o órgão diante da identificação de uma situação adversa. Além disso, a Defesa Civil auxiliou a comunidade a realizar o cadastro no serviço de alerta por SMS, que permite o recebimento de alertas através do celular.

Maria Isabel Vieira dos Santos, 31 anos, moradora da área há 30 anos, avaliou de maneira positiva a ação. "Muito interessante essa iniciativa, nos ajuda bastante. Durante o período de chuvas observamos a lama descer pelo barranco, então é importante ter em mãos esse número da Defesa Civil", destacou a moradora.

Lucilene Silva, 27 anos, também aproveitou para fazer o seu cadastro no serviço de alerta por SMS. "Acho muito importante. Se algo for acontecer já saberemos antes. Vou compartilhar essas informações com meus amigos e vizinhos", informou.