Servidores do Centro Administrativo são vacinados contra a gripe

Planejamento e Orçamento
26/06/2018 18h26

Aconteceu nesta terça-feira, 26, mais uma edição do Projeto Servidor Saudável que desta vez teve como público-alvo os servidores com idade dos 50 aos 59, lotados no Centro Administrativo Prefeito Aloísio de Campos (sede da Prefeitura) que foram vacinados contra a influenza - gripe. A ação executada pela Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), faz parte das propostas elencadas no Planejamento Estratégico capitaneado pelo prefeito Edvaldo Nogueira. Durante todo o dia foram aplicadas 50 doses da vacina.

Segundo o secretário da Seplog, Augusto Fábio, o objetivo da iniciativa foi viabilizar a vida do grupo de trabalhadores do Centro Administrativo no sentido de que pudessem ser vacinados no próprio ambiente de trabalho. "Esta é uma ação muito importante, pois, além de contribuir com a meta de imunização estabelecida pelo Ministério da Saúde, a gente promove a prevenção dos servidores municipais e reduz o impacto do absenteísmo em decorrência de doenças como a influenza - gripe", destacou.

Assim que soube da ação, Maria Denise, que faz parte da equipe responsável pela higienização do Centro Administrativo, compareceu ao auditório para tomar a vacina. Ela disse que todos os anos participa da campanha, e que a imunização é necessária para o trabalho que desenvolve.  Já a servidora da Secretaria Municipal de Governo (Segov), Hortência Alcântara, comemorou a campanha realizada no ambiente de trabalho. "Amei essa ideia de poder se vacinar aqui no Centro Administrativo, com tranquilidade e sem precisar ir ao posto de saúde".

Durante todo o dia uma equipe formada por quatro profissionais da Secretaria de Saúde, comandada pelas enfermeiras Cerisa Ribeiro e Clarrissa Sampaio. Elas informaram que mesmo com o final da campanha, que aconteceu no dia 22 deste mês, a vacinação continua nos postos de saúde até acabar o estoque. A justificativa é a chegada do inverno quando há maior circulação do vírus da gripe.   

Campanha

Um levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Saúde apontou que, neste ano, já foram vacinadas 107.318 pessoas em Aracaju. Segundo a diretora de Vigilância em Saúde da SMS, Taise Cavalcante, mais de 86% do público-alvo já foi vacinado na capital. "Aracaju já conseguiu bater a meta de grande parte do público-alvo preconizado pelo Ministério da Saúde (MS). Entretanto, o índice de gestantes e crianças ainda está bem abaixo do que gostaríamos. Para mudar isso, continuaremos a focar nesse público, mas precisamos que a população se conscientize, sobretudo sobre esses dois públicos, que possuem uma maior vulnerabilidade ao vírus”, alertou.