Centro de Artesanato Chica Chaves recebe turistas em tour surpresa da Marinete do Forró

Indústria, Comércio e Turismo
28/06/2018 17h48

Na tarde desta quinta-feira, 28, na abertura da segunda etapa do Forró Caju 2018, a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Turismo, fez uma mudança surpresa no roteiro regular da Marinete do Forró e levou um grupo de animados turistas para conhecer o Centro de Artesanato Chica Chaves, no Bairro Industrial, que recentemente foi completamente revitalizado com serviços de reparo no telhado, na cobertura de gesso dos 16 boxes, revisão da rede de eletricidade, pintura, instalação de cerca elétrica e adaptações nos banheiros para pessoas com deficiência. 

Uma obra reivindicada pelos moradores do bairro e que o prefeito Edvaldo Nogueira, demonstrando seu compromisso com os moradores da zona Norte da cidade, tornou realidade com investimentos de R$ 108 mil.

A Marinete no Chica Chaves

A chegada da Marinete era aguardada com ansiedade pelas permissionárias do Chica Chaves.  Denise Pereira Santana Moreira é moradora do bairro há 24 anos e há 13 comercializa artesanato no espaço. Enalteceu o “compromisso cumprido pelo prefeito” e vibrou com o tour especial da Marinete do Forró. “O prefeito acerta duas vezes com a gente aqui do Chica Chaves: acertou com a reforma do prédio, que ficou muito bonito, e com mais esse presente que é a Marinete cheinha de turistas apreciando a nossa arte e o nosso bairro”. Também mostrou orgulhosa um grafite da Marinete feito pelo artista Marcel Kazo. “A Marinete do Forró já pertence ao nosso Chica Chaves, tá na nossa parede, mas agora a gente quer que ela venha mais vezes, com mais turistas”, reivindicou.

Com a mesma emoção, a artesã Noêmia Maria das Chagas Mendonça, moradora há 40 anos no bairro, diz que além da “imponência” natural do rio Sergipe, a reforma do prédio trouxe mais beleza ao local para que o turista possa conhecer os produtos que elas comercializam. “Aqui, além da beleza local, a gente tem uma excelente variedade de produtos como bonecas de pano, pinturas em tecido, croché, pesinhos de porta, variedade de bordados e muita alegria em receber o turista que nos visita”, disse com um largo sorriso e brilho nos olhos.   
 
E tinha motivos para a alegria. Os turistas, entre um box e outro, admiravam a simpatia das artesãs e a qualidade dos produtos. A paulista Vera Lúcia registrou sua presença com um autêntico chapéu de cangaceiro na cabeça e uma definição sobre o que encontrou no Chica Chaves. "Aqui é tudo de bom! O local, as pessoas, o artesanato, tudo muito bem feitinho, um mimo", destacou.     

O secretário municipal da Indústria, Comércio e Turismo, Jorge Santana, esteve presente para dar as boas-vindas aos turistas que desciam da Marinete e para comemorar com as permissionárias esse momento especial para elas. “Quando aqui estivemos no final do ano passado a situação era desoladora, com instalações precisando de reforma, poucos boxes funcionando e rara clientela. Agora o cenário é outro, graças a nossa parceria com a Emsurb, que fez a reforma, sob orientação do prefeito”, finalizou.