Rua São João comemora 30 dias de festa sem registro de ocorrências de violência

Guarda Municipal
29/06/2018 01h49

Um dos mais tradicionais festejos juninos da capital, a Rua São João, celebra 108 aos de festa. Ao todo foram 30 dias de apresentações de quadrilhas juninas e trios pé de serra. O evento, que se encerra nesta sexta-feira, dia 29, contabilizará mais um ponto positivo: a segurança.

De acordo com José Teles, diretor de programação do Centro Cultural e Social São João de Deus, instituição organizadora do evento, desde que a Guarda Municipal assumiu a segurança do perímetro interno, as coisas só têm melhorado. “Nos últimos três anos vem sendo assim, a Guarda Municipal tem sido a principal parceira no esquema de segurança da Rua São João e a diretoria vem observando que esse ano não foi registrado nenhum incidente, e é claro, por conta da presença da Guarda Municipal de Aracaju”, destaca.

Diariamente foram empregados na operação três viaturas e um efetivo mínimo de 12 guardiões, que contaram com o reforço dos motociclistas do Grupamento Especializado em Motopatrulhamento (GEM) nos dias de maior movimento.

“Foi feita uma análise da região e verificamos que o esquema de segurança precisaria contar com um efetivo mínimo de 12 guardiões e três viaturas por dia, distribuídos de forma estratégica nos acessos da Rua São João, bem como no patrulhamento preventivo entre os frequentadores do espaço. Distribuímos as patrulhas que realizaram abordagens a pessoas suspeitas, além de revistas pessoais e checagem de locais que pudessem servir para esconder armas e drogas. Uma ação de sucesso que chega ao último dia sem nenhum registro de ocorrências”, afirma o supervisor Nilson Reis, coordenador da Rondac e do esquema de segurança da Rua São este ano.

Além dos organizadores da festa, comerciantes e moradores elogiaram a atuação da corporação. Otávio Cardoso é morador da região desde criança e afirma que há muitos anos não via as festividades tão seguras quanto agora. “A atuação da Guarda Municipal está excelente. 

Comparecendo, cumprindo os horários. Os festejos desse ano, certamente, foram dos mais tranquilos que tivemos aqui. Tenho acompanhado diariamente a festa e percebo a presença constante dos guardas municipais inibindo qualquer tipo de ação criminosa aqui na região. Não tivemos nenhuma queixa acerca de roubos, furtos ou confusões em todos esses dias de festa”, declara o morador.