Arborização: programa Aracaju Mais Verde vai à Zona de Expansão

Meio Ambiente
04/07/2018 15h49

Atendendo às solicitações da população aracajuana, no intuito de deixar Aracaju mais verde, a equipe de arborização da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) visitou, na manhã desta quarta-feira, 4, a comunidade Robalo, Zona de Expansão de Aracaju, que solicitou o plantio de árvores no local. O objetivo da visita foi avaliar e identificar as necessidades e possibilidades para o plantio.

A ação faz parte do programa “Aracaju Mais Verde - Plante com a gente”, que objetiva incentivar a população a entrar em contato com o órgão ambiental e solicitar o plantio de árvores em seu bairro, se comprometendo a cuidar da manutenção das espécies.  Após o seu lançamento, no dia 9 de junho, no conjunto Santa Lúcia, bairro Jabotiana, agora é a vez da comunidade do Robalo, que sentiu interesse em auxiliar no plantio de mudas, solicitando esse serviço à secretaria.
 
De acordo com a engenheira florestal e analista ambiental da Sema, Carla Zoaid, a visita é o primeiro contato com a  população interessada. “Estamos fazendo uma visita, através de uma avaliação técnica, para identificar a área, a fim de prosseguirmos com as outras condicionantes para o plantio no local”, destacou.
 
Na visita técnica, foram observados alguns requisitos essenciais para a realização do plantio, como a adequação do espaço, tipos de árvores a serem plantadas, quantidade e mobilização com a comunidade para poder realizar a ação e todas as técnicas de manejo e implantação de arborização. “Esse programa tem um diferencial: a comunidade chama e a Sema vai até ela. Executamos o plantio e, a partir daí, a comunidade solicitante assume o compromisso com a manutenção, realizando o devido coroamento, irrigação, adubação e toda manutenção que a muda vai precisar. Tudo isso é passado para o responsável por meio de um termo de compromisso, que firma a adoção e manutenção daquelas mudas que foram plantadas”, explicou Carla Zoaid.

O resultado da avaliação foi que há áreas propícias para o plantio, possibilitando a implantação de arborização. Serão plantadas cerca de 25 mudas. “Ainda faremos a avaliação do estoque que temos para selecionar as espécies. Mas já adiantamos que algumas que serão plantadas na comunidade serão aroeira, jamelão, cajueiro e craibeira”, finalizou a analista ambiental da Sema.

Participação da comunidade

A comunidade do Robalo demonstrou satisfação em estar se comprometendo a contribuir por uma cidade mais arborizada, por meio do programa “Aracaju Mais Verde - Plante com a gente”. Arqueóloga e moradora do local, Érika Castro afirmou que o objetivo ao solicitar ao órgão ambiental o auxílio no plantio de mudas é manter as áreas verdes. “A gente gosta muito dessa região e queria manter o verde, plantar árvores para arborizar a área. Prezamos muito pela arborização e qualidade de vida e manter as áreas verdes é uma forma disso. Um dos moradores viu nas redes sociais da Sema  e divulgou para a comunidade. Como já estávamos com essa ideia de arborizar o local, então aproveitamos esse esse programa e negociamos com a secretaria sobre essa parceria”, frisou. 

Para o professor de Biologia, Alexandre Liparini, também morador do local, ver o verde na região é algo que o agrada. “Um ambiente arborizado agrega valor à comunidade, que se apropria da utilização desse espaço. Como vimos que a Sema estava dando esse suporte, entramos em contato. Como já gostamos de estar próximos à natureza, será um prazer zelar pela sua manutenção”, pontuou. 

Manutenção de mudas

A equipe de arborização da Sema também realizou, na manhã desta quarta-feira, a manutenção das mudas, da espécie albízia, que foram plantadas há cerca de um ano na avenida Acrísio Cruz, bairro Salgado Filho. “Estamos fazendo a manutenção das mudas que foram plantadas ano passado, que consiste no coroamento, adubação de cobertura, tutorando e fazendo uma poda de condução. O objetivo é fazer com que essas mudas cresçam de forma correta e que se fortaleçam por meio da adubação”, explicou a analista ambiental da Sema, Taciana Avezedo.

A analista ambiental também destaca que é necessário aproveitar o período de chuvas para dar uma revigorada nas plantas. “Geralmente de seis em seis meses estamos fazendo o monitoramento. Uma vez ao ano deve-se adubar e avaliar a necessidade de poda de condução e limpeza. Na poda de condução, por exemplo, tiramos os ramos que ficam embaixo da planta para que ela fique mais elevada”, concluiu.