Redução de assaltos a ônibus chega a mais de 80% em junho

Guarda Municipal
10/07/2018 17h20

Circulam pela capital, diariamente, mais de 490 ônibus que compõem o Sistema Integrado de Transporte (SIT). Veículos que atendem Aracaju e boa parte da região metropolitana, incluindo as cidades de São Cristóvão, Nossa Senhora do Socorro e Barra dos Coqueiros. Principal meio de transporte dessa região, o ônibus transporta dezenas de milhares de pessoas que se valem dos seis terminais de integração como pontos de baldeamento.

Ano a ano, a Prefeitura de Aracaju vem aumentando o número de linhas, rotas e veículos que atendem a população, trabalhando para dar mais comodidade e segurança aos usuários do transporte público. Segurança que vem aumentando gradativamente à medida que os índices de assaltos recuam mês a mês.

De acordo com a estatística de assaltos a ônibus divulgada pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Aracaju (Setransp), no último dia 9, o mês de junho de 2018 apresentou uma queda de 36,36% em relação ao mesmo período de 2017. Se levarmos em consideração os dados de 2016, a queda é ainda maior, chegando a 80,47%. Este é o sexto mês de quedas seguidas no número de assaltos a ônibus em Aracaju este ano.

A parceria que ocorre entre todos órgãos envolvidos é um importante aspecto nesse processo. A ação integrada entre a Guarda Municipal, SMTT, polícias Militar e Civil, sindicatos e população resultam em uma troca de informações constante e ações efetivas para a garantia da segurança.

O secretário municipal da Defesa Social e da Cidadania, Luís Fernando Almeida, ressalta o empenho da Guarda Municipal de Aracaju (GMA) e o assertivo direcionamento do prefeito Edvaldo Nogueira. "Esta redução ocorre graças ao empenho da Guarda Municipal e da parceria determinada pelo prefeito Edvaldo Nogueira. Para nós, que fazemos a Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania, é um grande orgulho o trabalho da Guarda. O importante é que o trabalho integrado tenha continuidade para que a população aracajuana seja beneficiada com uma maior sensação de segurança e uma efetiva segurança no transporte público. Nada é por acaso. Os resultados são fruto de muito trabalho, embasado nas determinações do prefeito, que ocorre de maneira assertiva", destacou o secretário.

O diretor da Guarda Municipal de Aracaju, o subinspetor Fernando Mendonça, ressalta a contribuição da população nesse processo. "Além de todos os órgãos envolvidos, precisamos citar também o papel da população que vem adquirindo o hábito de prestar mais atenção ao sinal de pessoas suspeitas ao seu redor, denunciando sempre que sentem a necessidade. Essa participação popular faz toda a diferença para o sucesso de nossas ações", acrescenta o Mendonça.

Ao todo foram registrados 42 assaltos em junho de 2018 contra 215 em 2016. Números que refletem a atuação da Guarda Municipal de Aracaju (GMA) no cuidado com os usuários do transporte público. "Podemos afirmar que essa foi uma das principais bandeiras levantadas pela Prefeitura de Aracaju desde o início da gestão do prefeito Edvaldo Nogueira, em janeiro de 2017, assegurar a reconstrução da segurança no transporte público da capital. E temos feito isso todos os dias, através de um trabalho de inteligência policial, aliado a levantamentos estatísticos e maximização do serviço operacional nos terminais e principais corredores de ônibus", afirma o diretor geral da GMA, subinspetor Fernando Mendonça.

Denúncias

Denúncias de crimes nos espaços públicos do município podem ser feitas diretamente à Guarda Municipal de Aracaju através do telefone 153 (ligação gratuita), do WhatsApp 98166-7790 com o envio de mensagens de texto, fotos ou vídeos. O sigilo é garantido.