Prefeitura realiza Consulta Pública sobre possível implantação da avenida Perimetral Oeste

Planejamento e Orçamento
10/07/2018 22h10

A Prefeitura Municipal de Aracaju está dando continuidade às ações preliminares que são exigências do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para aprovação de uma operação de crédito no valor de 75 milhões de dólares, cujo objetivo é a construção da avenida Perimetral Oeste, iniciando no Lamarão e seguindo até a avenida Santa Gleide. Na noite desta terça-feira 10, foi realizada uma consulta pública com os moradores do conjunto Bugio e adjacências, que já haviam sido previamente cadastrados.

A ação ocorreu na Associação de Moradores do Bugio, e contou com a presença de integrantes da missão do BID que está em Aracaju acompanhando as ações. Também participaram do ato o secretário municipal do Planejamento Orçamento e Gestão, Augusto Fábio Oliveira, além de técnicos da Empresa Municipal de Urbanização (Emurb) e Secretaria Municipal de Assistência Social, envolvidos no desenvolvimento do projeto.

De acordo com a diretora de Programas Especiais da Seplog, Michele Lemos, estas são etapas fundamentais onde as informações são passadas à população e, principalmente, onde a população tem a possibilidade de externar suas dúvidas. “Nosso objetivo principal aqui é fornecer informações e coletar as dúvidas desse contingente da população que poderá ser atingido pelos impactos da obra. É uma exigência do BID em todas as suas ações”, frisou a diretora.

Os procedimentos da consulta pública foram conduzidos pelo consultor do BID e especialista em Habitação, Nelson Simões, que relembrou o histórico exitoso na relação da Prefeitura de Aracaju com a instituição internacional. “O BID tem um maravilhoso histórico de participação nas intervenções feitas, por exemplo, na Coroa do Meio, com a obra histórica que acabou com as habitações conhecidas como palafitas e instalou uma belíssima avenida na região, da mesma forma, mais recentemente, com a implantação do complexo viário Marcelo Déda, todas obras fundamentais para a população. Por isso, nossa meta aqui é dialogar e assegurar a participação popular nas decisões”, enfatizou o consultor.

Foco Específico

De acordo com o secretário Augusto Fábio, da Seplog,  as reuniões são direcionadas às pessoas que foram cadastradas pelas equipes da Prefeitura no início do ano. “Estamos apresentando o trabalho feito  desde o início do ano, que é o Plano Preliminar de Reassentamento Involuntário, o Peri. Nesse aspecto, vamos explicitar e tirar dúvidas sobre políticas nacionais de reassentamento, de indenização, de toda mobilidade social, como também as políticas do banco e todos os marcos legais correlatos”, explicou o secretário.

As audiências foram divididas por bairros e os convites então sendo entregues pessoalmente nos imóveis cadastrados.

Confira o calendário das próximas consultas:
11 de julho - às 18h: Emef Deputado Jaime Araújo - Bairro Soledade.
12 de julho - às 18h: Emef Sérgio Francisco da Silva – Bairro Lamarão.